Já treinou Sabatini

Kirmayr é o novo presidente da Global Professional Tennis Coach Association no Brasil

O ex-tenista será um dos 41 representantes da associação mundial de treinadores


 
Aqueles que acompanham tênis há mais de três décadas certamente conhecem a história do tenista Carlos Alberto Kirmayr. Grande duplista (alcançou a sexta colocação no ranking mundial em 1983 e jogou o Masters de Nova York ao lado de Cássio Motta) e com vitórias nas simples sobre John McEnroe, Ivan Lendl e Ilie Nastasi, o brasileiro chegou a figurar entre os quarenta melhores tenistas do planeta. 
 
A carreira como treinador não poderia ter começado de maneira melhor. Na década de 1990, foi o técnico da argentina Gabriela Sabatini em sua melhor fase, que culminou com o título do U.S. Open de 1990, com direito a vitória sobre Steffi Graf. Em 1991, a parceria quase venceu Wimbledon, mas a alemã naquela oportunidade deu o troco em uma partida equilibradíssima.
 
Depois de Sabatini, Kirmayr treinou, em momentos diferentes, as duas maiores tenistas espanholas de todos os tempos: Arantxa Sanchez-Vicario e Conchita Martínez. O brasileiro foi o técnico de Cedric Pioline, francês que também obteve destaque no cenário internacional no fim da década de 1990.
 
Atualmente, Carlos Alberto Kirmayr é o treinador de Paula Gonçalves, um dos principais nomes do tênis feminino brasileiro. Além dessa atribuição, Kirmayr agora é o novo presidente da Global Professional Tennis Coach Association (GPTCA) no Brasil. A GPTCA, que está presente em 40 países, é uma organização internacional que visa a formar técnicos profissionais de tênis no nível exigido pela ATP e pela WTA. 
 
 
O anúncio da nomeação de Kirmayr aconteceu durante o C Level Course, treinamento internacional que tem a certificação da ATP. O treinamento foi realizado em Budapeste, durante o Open Challenger da Hungria. Grandes nomes do tênis, como Toni Nadal (técnico de Rafael Nadal) e Magnus Norman (ex-tenista e atual treinador de Stan Wawrinka), estavam presentes ao treinamento. 
 
Kirmayr ressaltou a importância de disseminar o conteúdo da GPTCA para os treinadores no Brasil. “Vamos contribuir para elevar o padrão de treinamento profissional no país, sempre defendendo os valores do esporte, como a ética e o respeito”, destacou o novo Presidente.
 
Por Rodrigo Soares

Publicado em 8 de Março de 2017 às 14:59


Notícias