Para 2013

Irmãos Bryan respeitam dupla brasileira, mas avisam: "vamos focar no título da Copa Davis"

Americanos estão animados com hexa no Australian Open e querem usar confiança no duelo deste fim de semana contra Melo e Soares em Jacksonville


Empolgados com o 13º título de Grand Slam na carreira, o que colocam como a dupla mais bem-sucedida em torneios deste porte da história, os irmãos Bob e Mike Bryan voltam suas atenções agora para a disputa da Copa Davis. Neste final de semana, os EUA recebem o Brasil em Jacksonville, Florida, para a estreia no Grupo Mundial.

Divulgação/Site Oficial © Ben Solomon
Bob e Mike Bryan saíram da Austrália com sexto caneco e agora se concentram para a Copa Davis
Os gêmeos conquistaram o 13º Major no último sábado ao levantar a taça pela sexta vez do Australian Open, ultrapassando, assim, John Newcombe e Tony Roche como os duplistas mais vencedores nas quatro maiores competições do calendário da ATP. No entanto, se engana quem pensa que Bob e Mike já estão sem motivação para seguir em frente na carreira.

Na semana passada, eles afirmaram que pretendem jogar profissionalmente até a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, quando teriam a possibilidade do bicampeonato. E, para 2013, a Davis também aparece como prioridade, assim como os demais Majors do ano.

"Seria muito legal vencer outra Copa Davis, ter mais umas duas dessas até pararmos. Estamos nos concentrando nisso", disse Mike, que, ao lado do inseparável Bob, ajudou o país a conquistar o caneco da competição em 2007 em cima da Rússia. "Estamos muito ansiosos pela Copa Davis. Temos uma boa chave nesse ano", completou.

Em 2012, o time americano foi surpreendente por duas rodadas ao passar por Suíça e França, fora de casa, e jogando no saibro, piso desfavorável à maioria dos atletas do país. John Isner, Sam Querrey e os Bryan só foram cair diante da Espanha em confronto no saibro de Gijón.

Agora, o time de Jim Courier desafia uma nação recém-suplente ao Grupo Mundial após anos tentando voltar ao pelotão de elite da competição entre seleções. E, por mais que sejam favoritos por atuar em uma superfície rápida e coberta, os irmãos Bryan têm conhecimento de que os visitantes podem surpreender, principalmente na dupla com Marcelo Melo e Bruno Soares.

Luiz Pires/Fotojump
Melo e Soares têm retrospecto positivo contra os Bryan
"Será um desafio insano", disse Mike. "Essa dupla [Melo e Soares] será tão boa quanto todas que enfrentamos no Australian Open, talvez melhor. Eles estarão prontos, jogam bem na Copa Davis. [O Brasil] É um país passional e sua dupla também, então não será um jogo fácil", emendou o destro dos gêmeos.

O canhoto Bob corrobora a opinião. "Jogamos contra eles [Melo e Soares] algumas vezes e foram confrontos muito difíceis. Eles nos derrotaram em um jogo importante em Roland Garros [2010]. Bruno está passando por grande fase, acho que ele ganhou cinco dos último oito torneios que disputou e Melo já conquistou um título nesse ano. Então, eles serão grandes adversários e teremos que jogar muito bem para vencer", concluiu.

Em três confrontos diante de Melo e Soares, os Bryan só venceram uma partida - no ATP 500 de Valência de 2010. Nas demais, incluindo em Roland Garros e também no ATP 500 de Washington, as vitórias foram verde-amarela. Mas a vantagem de jogar em casa já está sendo encarada como grande trunfo para os recordistas americanos.

"Estamos muito animados por jogar em casa. Jogamos muitas partidas fora de casa e somos um time que realmente sente a energia da torcida de casa. Será sensacional em Jacksonville, teremos muito barulho. Estamos confiantes. Começamos essa temporada com um retrospecto de 10-0, tudo caminhou bem ate aqui e vamos tratar [a Copa Davis] como outra decisão de Grand Slam. É o que fazemos quando o assunto é Copa Davis", encerrou Bob.

Na história da competição, Brasil e EUA se enfrentaram em quatro ocasiões, com três triunfos para os americanos, incluindo o último - em 1997, Jim Courier, atual capitão do país na Davis, e MaliVai Washington bateram Gustavo Kuerten, Jaime Oncins e Fernando Meligeni por 4 a 1 em Ribeirão Preto.

A última derrota dos EUA em seu território aconteceu em 2011 quando foram derrotados pela Espanha em Austin. O esquadrão brasileiro, capitaneado por João Zwetsch, tentará a proeza com Thomaz Bellucci e Thiago Alves em simples, além, é claro, de Melo e Soares nas duplas.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Sem Del Potro, capitão aposta em Nalbandian e Monaco para estreia da Argentina naCopa Davis

República Tcheca vai com Berdych e Stepanek contra Suíça sem Federer na estreia da Copa Davis

+ITF nomeia Djokovic e Serena como os melhores jogadores de 2012

Ferrer acusa dores nas costas, desiste de turnê de Federer em SP e será substituído por Tommy Haas

Tsonga e Verdasco marcam presença inédita na Hopman Cup em 2013

Jogo entre Djokovic e Guga no Maracanãzinho terá preços a partir de R$100

ESPECIAL:Pedra, papel e tesoura? - Como os parceiros devem se comunicar na dupla e o que são aqueles enigmáticos sinais de mão? (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 28 de Janeiro de 2013 às 09:51


Notícias