Paz e esporte

Indiano e paquistanês jogam pelo título e pela paz em Wimbledon

Duplistas Rohan Bopanna e Aisam-Ul-Haq Qureshi jogam juntos na grama inglesa e divulgam campanha contra a guerra entre seus países


Bopanna e Qureshi jogam pela paz
Um dos conflitos mais tristes e lamentáveis da atualidade é a eterna disputa entre Índia e Paquistão, que rivalizam por questões territoriais e nucleares. Com culturas extremistas, os dois países costumam incentivar a população a boicotar o povo vizinho, além de outras coisas ainda mais graves. Em Wimbledon, porém, mais uma vez o esporte se mostra um instrumento de paz e tenta dar a sua contribuição para acabar com esta guerra.

O indiano Rohan Bopanna e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi formam a parceria mais inusitada da chave de duplas masculinas no Grand Slam e seguem chamando muita atenção no circuito. Após estrearem com vitória na primeira rodada, os duplistas ganharam destaque na imprensa local e falaram sobre a lamentável disputa entre seus países.

Ambos com 30 anos, os tenistas já chegaram a jogar juntos no passado e possuem inclusive um título de ATP, em Johanesburgo, em 2007. Este ano, porém, inovaram e passaram a jogar com uma camisa estampada com a mensagem "Stop War, Star Tennis" (Pare a guerra, comece o tênis, em português), uma iniciativa de um grupo sediado em Mônaco chamado "Peace and Sport" (Paz e Esporte), que tem como um dos promotores o próprio príncipe Albert.

"Se nós podemos nos unir, as pessoas normais também podem", afirma Qureshi. "Se conseguirmos mudar a vida de algumas pessoas na Índia e no Paquistão será uma coisa muito positiva", descreveu o paquistanês, atual número 42 do mundo nas duplas.

A iniciativa tem chamado a atenção no mundo do tênis e o ex-tenista indiano Vijay Amitraj apóia a parceria. "Eles jogam para vencer e jogam para a vida. A coisa mais importante é que eles mostram que podemos ser um time, jogar juntos", declarou Amitraj.

O legado oferecido por Bopanna e Qureshi tem contagiado até outros tenistas. O espanhol David Ferrer foi visto essa semana usando uma camisa da campanha "Stop War, Star Tennis". Outro que fez questão de ressaltar a campanha foi o israelense Dudi Sela, que se dispôs a ajudar no que for preciso. "É uma grande ideia. Se eu puder ajudar de alguma forma, ajudarei".

Na luta pelo primeiro título de Grand Slam da parceria e também por poder seguir mandando sua mensagem ao mundo, o indiano e o paquistanês já estão na segunda rodada de Wimbledon e ainda não conhecem seus próximos adversários. A única certeza é que, ganhando ou perdendo, esta dupla já é a mais vitoriosa do torneio inglês.

Mais notícias sobre Wimbledon...

+ Fora de Wimbledon, Mello se prepara para interclubes nos EUA
+ Nadal se diz feliz por volta, mas joga obrigação para Federer
+ Blake perde, faz "papelão" e fala em aposentadoria
+ Torcedora do futebol norte-americano, Serena secou Brasil na Copa

+ Antes de estrear em Wimbledon, Murray anuncia lançamento de novo site

ESPECIAL:Aprenda a jogar na grama- Inspirada em Wimbledon, a Revista TÊNIS foi atrás de uma quadra de grama no Brasil e traz algumas dicas e experiências vividas nesta rara superfície (Confira!)

Da redação

Publicado em 24 de Junho de 2010 às 06:56


Notícias