Futuro Promissor

Ídolo do tênis brasileiro, Guga cuidará da preparação dos novos talentos para 2016

Em entrevista ao SPORTV, ex-tenista Dácio Campos comentou sobre projeto chefiado por catarinense visando às Olimpíadas do Rio de Janeiro


Parceria Guga e Larri voltará agora fora das quadras para aprimorar a estrutura do tênis no país
O Brasil só teve um tenista número 1 do ranking da ATP até hoje. Depois de Gustavo Kuerten, nenhum brasileiro chegou entre os 20 melhores no tênis profissional. A ideia da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) é mudar este panorama e melhorar a estrutura, ajudando a nova geração que está entrando no profissionalismo.

Atletas como Flávio Saretta e Ricardo Mello sofreram a pressão de suprir a lacuna deixada com a aposentadoria do tricampeão de Roland Garros. Atualmente, a responsabilidade está nas mãos de Thomaz Bellucci, número 35 do ranking. Porém, iniciativas tentam melhorar os resultados do tênis brasileiro. O Ministério do Esporte fechou uma importante parceria com a CBT, juntamente com Larri Passos e Guga.

O "manezinho da ilha" estará à frente de um projeto de desenvolvimento dos tenistas brasileiros visando aos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Para Dácio Campos, ex-tenista profissional e comentarista do canal SPORTV, a entrada de Kuerten no Projeto Olímpico de Tênis da cidade carioca será um grande passo para uma nova era da modalidade no país.

Guga ganhou aval do Ministério do Esporte e estará à frente de preparação dos novos talentos para os Jogos do Rio de Janeiro/2016
"Guga acabou de assinar um contrato com a CBT, junto com Larri Passos. Ele será o grande cidadão que vai cuidar da preparação dos nossos maiores talentos para as Olimpíadas. Temos hoje grandes forças convergentes trabalhando em prol do esporte. A entrada do Guga, através do Ministério do Esporte, deixa clara a credibilidade que precisávamos e que hoje impera. Grandes empresas estão chegando. Temos o Larri como diretor técnico remunerado pela CBT. Com a chegada das empresas, que têm tido um envolvimento muito grande nos esportes, as modalidades têm condições de investir mais", declarou Dácio durante o programa "Redação Sportv" na última terça-feira.

O Programa Tênis Profissional da CBT oferece apoio aos jogadores ranqueados de alto rendimento através de créditos em passagens aéreas e uma série de contrapartidas que envolvem competições internacionais representando o Brasil. "Esse ano, o tênis brasileiro vai trabalhar com o orçamento de R$ 25 milhões. Com a chegada deste capital, a CBT tem a capacidade de contratar grandes nomes, pagar bons salários, para que essas pessoas possam tranquilamente prestar este serviço para o tênis. Os oito primeiros jogadores profissionais brasileiros recebem R$ 50 mil por ano para suas despesas. Os infanto-juvenis têm os torneios de forma mais adequados e organizados para que eles percam o mínimo de aula", explicou o comentarista.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

Feijão entra na vaga de Bellucci e Brasil define equipes para o Pan-Americano

Rogerinho aguarda desistência e Brasil pode ter quatro jogadores na chave do US Open

No US Open, Feijão comemora vaga inédita em Grand Slam: "É mais uma barreira superada"

'Sharapova' brasileira, Bia Maia ganha moral de Guga e sonha disputar profissional

Novo usuário do Twitter, André Sá recebe boas vindas de Guga e Cia

ESPECIAL:Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa)   (Confira!)

Da redação

Publicado em 31 de Agosto de 2011 às 19:44


Notícias