Fed Cup

França e Austrália vencem duelos equilibrados e garantem vaga na final da Fed Cup

Os dois confrontos semifinais foram decididos apenas no jogo 5


Reprodução Twitter/Tennis Australia

França e Austrália disputarão a final da Fed Cup em 2019. Neste domingo, os dois países fizeram valer o fator casa e eliminaram Romênia e Bielorrússia, respectivamente. Ambos os duelos foram definidos apenas no jogo 5, disputado em duplas.

Em Rouen, o dia começou com placar de 1 a 1. E as francesas se viram perto da eliminação, quando Simona Halep superou Caroline Garcia de virada, com parciais de 6/7(6), 6/3 e 6/4. Porém, Pauline Parmentier bateu Irina-Camelia Begu (6/3, 2/6 e 6/2) e deixou a decisão para as duplas. No desempate, Garcia e Kristina Mladenovic aplicaram 5/7, 6/3 e 6/4 em Halep e Monica Niculescu, garantindo as anfitriãs na final.

Leia mais:

Time Brasil perde para a Eslováquia por 3 a 1 no Playoff do Grupo Mundial II da Fed Cup

ATP 500 de Barcelona: Saiba como assistir ao vivo na TV e na internet

Já em Brisbane, o cenário começou igual: empate por 1 a 1 após o primeiro dia. No jogo 3, Ashleigh Barty dominou Aryna Sabalenka, em duelo de top 10 da WTA, marcando duplo 6/2 e deixando as australianas em vantagem.   Victoria Azarenka deixou tudo igual ao marcar duplo 6/1 em Samantha Stosur. Nas duplas, as mesmas jogadoras de simples entraram em ação, e Barty/Stosur venceram por 7/5, 3/6 e 6/2, concretizando a classificação.

A decisão entre França e Austrália será disputada no país da Oceania, entre os dias 9 e 10 de novembro. A cidade ainda não foi divulgada, com o país-sede sendo livre para escolher local e piso. 

Confira o momento da classificação francesa contra a Romênia:

Terceira maior vencedora da Fed, a Austrália buscará o oitavo título do torneio entre países. Apesar do histórico de sucesso, a última conquista aconteceu no longínquo 1974. A nação não alcançava a final desde 1993, quando perdeu para a Espanha.

A França, por sua vez, tenta o tricampeonato, após as conquistas em 1997 e 2003. Há três anos, a equipe, já representada pela dupla Garcia/Mladenovic, chegou na final pela última vez, caindo para a República Tcheca.

Maiores campeãs, Estados Unidos e República Tcheca se mantêm na elite

Reprodução Twitter/USTA

Nos playoffs que definiram os quatro países que se juntarão às semifinalistas no Grupo Mundial de 2020, destaque para as classificações de duas das mais tradicionais seleções: Estados Unidos e República Tcheca.

Maiores vencedores (18 títulos dos EUA, e 11 das tchecas), os dois países haviam sido surpreendidos na rodada de fevereiro, precisando ir aos playoffs. Em San Antonio, as norte-americanas definiram em 3 a 1 contra a Suíça. 

As tchecas, apesar de não contarem com suas duas top 5 de simples, Petra Kvitova Karolina Pliskova, dominaram o Canadá em casa, na cidade de Prostejov, marcando 4 a 0 para definir a manutenção no Grupo Mundial.

Além de EUA e República Tcheca, as outras duas seleções classificadas à primeira divisão do torneio foram Alemanha Espanha, que eliminaram   Letônia (3 a 1)e Bélgica (3 a 2), respectivamente .

Confira o momento em que a Espanha garantiu vaga no Grupo Mundial:

Da redação

Publicado em 21 de Abril de 2019 às 20:05


Notícias França Austrália Victoria Azarenka Simona Halep Fed Cup final Fed Cup