Estagnado

Fora de Miami, Bellucci sofre com fase de "gangorra" e perde nova chance de deslanchar no ano

Instável, paulista não aproveitou embalo de Indian Wells e foi superado por Frederico Gil em chave favorável para somar pontos no ranking da ATP


Quando chegou às semifinais do Masters 1000 de Madri em maio do ano passado, após passar por dois top 10 - Andy Murray e Tomas Berdych - antes de perder para Novak Djokovic, até então o tenista a ser batido, Thomaz Bellucci criou uma certa expectativa aos torcedores brasileiros, já que mostrou nitidamente que possuía nível para bater de frente com os melhores do mundo.

Divulgação
Bellucci não manteve bom momento de Indian Wells e já está fora do Masters 1000 de Miami
No entanto, no torneio seguinte, em Roma, jogou um balde de água fria nos mesmos ao perder para o desconhecido italiano Paolo Lorenzi na estreia. E, depois desse instante de brilhantismo na capital espanhola, Bellucci decaiu na temporada e, por fim, foi ver sua má fase alcançar o ápice em 2012, quando esteve próximo de sair do top 50.

No Masters de Indian Wells, na semana passada, nem os mais otimistas confiavam em uma boa campanha do paulista no piso duro (longe de ser uma especialidade do tenista) com Gael Monfils, Nikolay Davydenko e até Roger Federer em seu caminho. Porém, Bellucci surpreendeu a todos e foi passando por cada obstáculo até encontrar exatamente Federer.

O jogo contra o ex-número 1 do mundo, na fase de oitavas de final, foi parelho, Bellucci perdeu, mas deixou uma ótima impressão, a mesma que permaneceu de saldo quando foi superado por Djokovic em Madri e a que apresentou quando enfrentou Rafael Nadal por duas vezes em Roland Garros.

Em Miami, Bellucci já teve sorte no sorteio quando foi escolhido para enfrentar o português Frederico Gil, 85º do mundo e último jogador a entrar na chave. Na sequência, teria o alemão Philipp Kohlschreiber que, mesmo sendo cabeça de chave, não assustava ao mesmo tempo que o paulista poderia ter Djokovic, Nadal e Federer logo na segunda fase. Era a chance de somar pontos preciosos na Flórida. Porém, a instabilidade falou mais alto novamente.

Bellucci teve problemas no saque, cometeu duplas faltas em momentos cruciais, converteu apenas um de 10 break points que teve à disposição e a aventura em Miami acabou logo no primeiro jogo. A derrota para Gil por 6/3 e 6/4 não promete quedas acentuadas ao brasileiro no ranking da ATP, porém comprova a fase de "gangorra" que vive o pupilo de Daniel Orsanic. Já são sete derrotas em 13 jogos disputados até aqui em 2012.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

Sortudo, Bellucci escapa de "tops" no sorteio e enfrenta português na estreia em Miami

Bela campanha em Indian Wells faz Bellucci subir para 47º no ranking da ATP

Em Indian Wells,Bellucci joga para deslanchar na temporada e pode encontrarFederer

Após vitória contundente, Bellucci diz estar motivado para recuperar melhor tênis emIndian Wells

Bellucci estreia contra tcheco em Indian Wells e tem Federer do mesmo lado da chave

Com "ajuda" de rivais, Bellucci se mantém no top 50 da ATP

Bellucci segue para os EUA, define calendário até Roland Garros e busca recuperação no ranking

+Bellucci completa turnê pífia no saibro latinoamericano e não vence top 50 há 9 meses

ATP confirma prejuízo, Bellucci despenca e ocupa pior ranking em dois anos

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 21 de Março de 2012 às 12:33


Notícias