Agora vai?

Focado em Xangai, Federer avisa: "meu melhor jogo está voltando"

Suíço minimiza "seca" de resultados expressivos na temporada e garante estar animado para a disputa dos últimos torneios de 2013, visando ao ATP Finals


Xangai (China) - Atual número 7 do mundo, o suíço Roger Federer se prepara para estrear no Masters 1000 de Xangai, primeiro torneio desde sua eliminação nas oitavas de final do US Open. Rebaixado para sétimo do ranking em lista dessa segunda-feira, o tenista de 32 anos declarou que está pronto para voltar à sua melhor forma e, de quebra, garantir seu lugar no ATP Finals.

Nessa segunda-feira, Federer (à dir.) estreou com vitória na chave de duplas em Xangai

Nessa segunda-feira, Federer venceu sua primeira partida na chave de duplas ao lado do chinês Ze Zhang e crê que seu melhor nível está, aos poucos, reaparecendo. "Acredito que meu jogo está voltando no nível que quero, o que é muito importante. Agora, nessa parte do ano, é questão de se manter positivo e trabalhar duro todos os dias. Essa deve ser a mentalidade", analisou o campeão de 17 Grand Slams.

"Estou focado no meu próprio jogo, no meu primeiro adversário", declarou Federer, quinto pré-classificado e que enfrenta já na segunda rodada o vencedor do jogo entre o australiano Lleyton Hewitt e o italiano Andreas Seppi. "É um objetivo, desde o início do ano, em me classificar para Londres [ATP Finals]. Considero esse torneio o melhor dos melhores, então quero fazer parte disso", reiterou o suíço.

Sem revelar detalhes para 2014, Federer avisou que sua programação para o próximo ano está ligeiramente completa. "Sempre tive consciência de que este ano, após um 2012 exaustivo com Olimpíadas, seria um ano mais quieto. Esperava que poderia não jogar meu melhor e talvez não ser bem-sucedido jogando torneios e muitas partidas", explicou o jogador, que conquistou apenas um troféu em 2013, em Halle, na Alemanha.

"Minha mentalidade agora é que o próximo ano seja um grande ano, em que não vou ter muitos pontos por defender, especialmente em momentos-chave da temporada em que me considero favorito. Por essa razão, estou bastante empolgado com a temporada de 2014", completou o ex-número 1 do mundo, sentindo-se "preparado mental e fisicamente" até aqui.  

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 7 de Outubro de 2013 às 12:24


Notícias Roger Federer motivação jogo confiança Masters 1000 de Xangai ATP Finals ranking