Virando a casaca

De olho em Londres, Ksenia Pervak troca a Rússia pelo Cazaquistão

Pervak fará companhia a Yaroslava Shvedova e Galina Voskoboeva no time de "ex-russas" que atuam sob bandeira cazaque, visando os Jogos de 2012


Ron C. Angle / TPL
A agora cazaque, Ksenia Pervak emergiu do 97º para o 39º lugar do ranking WTA em 2011
Atual número 39 do ranking da WTA, a canhota russa Ksenia Pervak agora não é mais russa. Aliás, ela também não é mais Ksenia. A tenista de 20 anos confirmou nesta quinta-feira a mudança de nacionalidade para o Cazaquistão. Além disso, a grafia de seu primeiro nome foi alterada para Xeniya.

Na condição de nova número 1 do tênis cazaque, Pervak fica mais próxima de seu objetivo de disputar as Olimpíadas de 2012, em Londres. O regulamento da competição prevê até seis tenistas por país, sendo apenas 4 na chave de simples. Caso permanecesse russa, a jovem tenista teria a concorrência de nomes como Maria Sharapova, Vera Zvonareva, Anastasia Pavlyuchenkova, Svetlana Kuznetsova, Maria Kirilenko e Nadia Petrova - todas à frente dela no ranking - além de atuar pelo país na Fed Cup.

Ron C. Angle / TPL
Canhota de 20 anos mudou de nacionalidade visando as Olimpíadas de 2012
Apontada como uma das principais revelações da última temporada e dona de dois Slams como juvenil (Australian Open e Roland Garros-2009), a agora "ex-russa" emergiu do 97º para o 39º lugar no ranking profissional em 2011, com direito ao primeiro título no circuito da WTA, em Tashkent, no Uzbequistão.

A política de "importar" tenistas russos tem sido comum no Cazaquistão. Atraídos por incentivos financeiros e estrutura de treinamento, jogadores como Yaroslava Shvedova (campeã de duplas em Wimbledon e US Open-2010, ao lado de Vania King), Galina Voskoboeva e o time cazaque da Copa Davis - Mikhail Kukushkin, Andrey Golubev e Yuri Schukin - viraram a casaca nos últimos anos.

 

 

 

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Agora como técnica, Hingis elege Kvitova como sua atleta favorita e cutuca Wozniacki

+ Kvitova vence eleição de jornalistas como Melhor Atleta de 2011 na República Tcheca

Recém-contratada, Judy Murray espera por boa campanha da Grã-Bretanha na Fed Cupem 2012

Venus desiste de jogar em Auckland e põe em dúvida presença no Australian Open

De olho nas OlimpíadasSharapova confirma presença na Fed Cup em fevereiro

Em autobiografia, Flavia Pennetta revela trauma de paixão obsessiva por Moyá: ''Sentiam pena de mim''

Estrelas da WTA desejam feliz final de ano aos fãs e Sharapova se arrisca na famosa ''Jingle Bells''

Serena e Sharapova comprovam hegemonia do tênis na lista das atletas mais procuradas do Google

Novo técnico de Wozniacki não esconde meta: ''Vamos à Austrália para vencer''

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012. Também nos arriscamos a apontar alguns nomes que prometem deixar o circuito mais equilibrado pelas primeiras colocações - a "ex-russa" (e, agora, cazaque) Xeniya Pervak está no meio   (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Dezembro de 2011 às 15:50


Notícias