Diário do US Open

Em maratona brasileira, Rogerinho anota a primeira vitória. Promessas locais brilham na chave feminina

Um ano depois de desmaiar em quadra, Victoria Azarenka reencontra Gisela Dulko, na segunda rodada do US Open.


A quarta-feira foi movimentada para os tenistas brasileiros na chave principal do US Open. O primeiro a ir para a quadra foi Rogério Dutra da Silva, que entrou na chave como lucky loser, beneficiado pela desistência de Robin Soderling. Rogerinho começou muito bem a partida contra o irlandês Louk Sorensen, e aplicou um pneu no set inicial. Sorensen ainda esboçou uma reação, quando venceu a segunda parcial, mas precisou abandonar a partida, quando perdia por 2 sets a 1, sentindo câimbras. O próximo adversário de Rogerinho será o americano Alex Bogomolov Jr.

Ricardo Mello e João Souza (o Feijão) não conseguiram avançar à segunda rodada, mas não faltou empenho por parte dos brasileiros. Mello vendeu caro a derrota para o francês Gilles Simon. Foram 5 sets e mais de 3 horas e meia de partida. Já Feijão, que furou o quali, e disputava a primeira partida de Slam na carreira, chegou a vencer um set contra o convidado local Robby Ginepri, ex-top 15, mas também acabou sendo eliminado depois de 3 horas em quadra.

Divulgação / Site Oficial
Feijão lutou por três horas, mas não conseguiu a vitória em seu primeiro jogo de Slam.

Entre os principais favoritos, destaque para a tranquila vitória de Juan Martin Del Potro, que venceu Filippo Volandri em seu primeiro jogo em Flushing Meadows depois de ter conquistado o título em 2009. Ainda em busca de seu primeiro caneco de Grand Slam, Andy Murray teve um começo difícil, mas soube lidar bem com a pressão do primeiro jogo e passou em três sets pelo indiano Somdev Devvarman.

Para os fãs locais, a estrela do dia foi Andy Roddick, que completou 29 anos na última terça e queria uma vitória em Nova York de presente a tantos problemas enfrentados na temporada. Porém, o compatriota Michael Russell, aquele mesmo das oitavas de final de Roland Garros contra Guga em 2001, tratou de endurecer as ações no Arthur Ashe Stadium. Mas, no final, Andy soube contornar momentos complicados e levou em quatro sets.

Divulgação US Open
Roddick estreou vencendo Russell, um dia depois de completar 29 anos

 

A maior surpresa do dia veio do torneio de duplas, com a derrota dos irmãos Mike e Bob Bryan, ainda na primeira rodada, diante da parceria formada por Ivo Karlovic e Frank Moser.

Na chave feminina, o dia foi das jovens promessas da casa. Primeiro, Christina McHale conquistou uma vitória convincente diante de Marion Bartoli, 8ª no ranking, em dois sets. Mais tarde, Irina Falconi virou o jogo contra Dominika Cibulkova, número 15 do mundo, depois de estar perdendo por 4/1 no terceiro set. 2/6, 6/3 e 7/5. A festa das revelações norte-americanas só não foi maior, porque Lucie Safarova e Samantha Stosur saíram vitoriosas dos confrontos diante de Madison Keys e Coco Vanderweghe.

Divulgação US Open
Sensação local, Christina McHale surpreendeu Bartoli na rodada de quarta-feira.

No encerramento da rodada, Maria Sharapova apagou a atuação irregular de sua estreia e conseguiu uma vitória convincente diante de Anastasiya Yakimova, com duplo 6/1.

Um ano depois, Azarenka reencontra Dulko. Federer, Djokovic e Serena também entram em quadra

Roger Federer e Novak Djokovic, dois fortes candidatos entram em quadra nesta quinta-feira. Entre as mulheres, destaque para o confronto entre Victoria Azarenka e Gisela Dulko. As duas se enfrentaram há um ano, exatamente na segunda rodada do Grand Slam norte-americano, em uma partida que ficou marcada pelo colapso sofrido pela bielorrussa. Além de Azarenka, Caroline Wozniacki, Serena Williams e Francesca Schiavone completam o time de atrações do dia.

Programação completa desta quinta-feira

O JOGO DO DIA - CHAVE MASCULINA

Divulgação US Open

Gael Monfils x Juan Carlos Ferrero

Louis Armstrong Stadium - 2º jogo da sessão diurna

Em um dia com Roger Federer e Novak Djokovic, dois candidatos fortes ao título, em quadra nesta quinta-feira em Flushing Meadows, um confronto interessante para se acompanhar fica entre o francês Gael Monfils, cabeça de chave número 7, e o espanhol Juan Carlos Ferrero, experiente jogador de 31 anos e ex-número 1 do mundo.

A paciência e regularidade prometem ser a tônica da partida entre os jogadores, que são integrantes das melhores escolas do tênis mundial quando o assunto é fundo da quadra. Com um histórico invejável, incluindo um título de Grand Slam (Roland Garros 2003), Ferrero já é um veterano no circuito e quer melhorar sua atual classificação de número 105 no Grand Slam americano justamente contra o francês, de quem venceu o único embate até aqui realizado em 2009.

Por sua vez, Monfils vem de uma boa temporada nas quadras rápidas da América do Norte e levou Novak Djokovic ao extremo nas quartas de Cincinnati. Em Nova York, entra como o sétimo favorito e deve ser um dos destaques do torneio com toda sua forma física e as "acrobacias" que mostra dentro da quadra.

O JOGO DO DIA - CHAVE FEMININA

Divulgação WTA

Victoria Azarenka x Gisela Dulko

Louis Armstrong Stadium - 4º jogo (não antes das 18h, de Brasília)


Há exatamente um ano, Victoria Azarenka e Gisela Dulko enfrentavam-se pela segunda rodada do US Open. Atuando de maneira irreconhecível, a bielorrussa desmaiou, quando perdia o primeiro set por 5/1, em pouco mais de meia hora de partida.

Retirada de quadra em uma cadeira de rodas, Azarenka revelou ter sofrido um trauma na cabeça durante um treinamento, e que o mal estar se intensificou com o forte calor de 31 graus, do meio dia nova-iorquino.

Vivendo a melhor fase de sua carreira e disposta a apagar o último encontro, Azarenka deverá ter seu teste final antes de um possível jogo contra Serena Williams na terceira rodada. O retrospecto é favorável a Dulko, que venceu três das cinco partidas entre as duas.

O jogo desta quinta-feira será um duelo entre o estilo agressivo com o potente forehand da bielorrussa, contra a sólida defesa e boa presença de rede (herança das duas temporadas como duplista) da argentina. Victoria Azarenka e Gisela Dulko fecham a quinta-feira do Louis Armstrong Stadium. O jogo começa não antes das 18 horas, de Brasília.

MAIS - DIÁRIO DO US OPEN

+ 31. Ago - Nadal e Schiavone suam, mas confirmam favoritismo. Rodada de hoje marca o retorno de Del Potro ao palco de sua maior conquista

30.Ago - Bellucci e Kvitova decepcionam, Sharapova sofre e Federer dá show. Segundo dia tem Djokovic, Nadal, Wozniacki e Serena

29.Ago - Duelo de irmãs e antigos campeões são os destaques do primeiro dia em Flushing Meadows


Da redação

Publicado em 1 de Setembro de 2011 às 07:36


Notícias