Bastidores

Em dia bom para o Brasil no quali, Azarenka e Murray ganham holofotes em Roland Garros

Enquanto tops treinavam nas quadras maiores, Thiago Alves e Rogerinho avançavam na fase prévia em Paris; Julinho foi única baixa para o País


Matheus Martins Fontes
Julinho não conseguiu superar estreia do quali em Roland Garros
Apesar do início da semana ainda não reservar todos os principais jogadores favoritos ao título, começou nesta terça-feira o torneio de Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada. Na manhã fria de Paris, 128 jogadores disputaram a primeira de um total de três rodadas do qualifying, fase classificatória da competição, em que os 16 últimos garantem vaga para a chave principal.

Três brasileiros estiveram em ação e a Revista TÊNIS estava lá para acompanhar o desempenho de todos. O paulista Júlio Silva, atual número 150 do ranking, encarou o espanhol Daniel Munoz-De La Nava, 130º, e mesmo após um começo bom de primeiro set (abriu 2/0 com quebra), não segurou o ímpeto do adversário que abusou dos poderosos forehands do fundo da quadra. O placar de 6/4 e 6/4 foi o único revés do País desta terça. Rogério Dutra Silva e Thiago Alves trataram de anotarem triunfos logo depois.

Com seu jogo atrasado devido à longa duração das partidas prévias (com direito a um 14/12 no terceiro set do jogo entre Ivo Minar e Andrey Golubev), Rogerinho entrou em quadra disposto a não perder tempo. Em pouco mais de uma hora, o paulistano, cabeça de chave 16, despachou o jamaicano naturalizado alemão Dustin Brown por tranquilos 6/2 e 6/1 e avançou à próxima fase para encarar o francês Laurent Rochette nesta quarta-feira por volta das 16:30h locais (11:30h de Brasília).

Matheus Martins Fontes
Capitão brasileiro da Copa Davis, João Zwetsch, presenciou jogos dos brasileiros nesta terça-feira em Paris
No jogo posterior, Thiago Alves, atual 148 da ATP, bateu o gigante sul-africano Izak Van Der Merwe por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 6/3 em um dos últimos jogos do dia. O tenista natural de São José do Rio Preto, que acabara de completar 30 anos, chegou a servir para o set em 5/4, porém selou a disputa no desempate. Na quinta-feira, Thiago joga contra o norte-americano Jesse Levine, cabeça 22, podendo encarar na sequência o australiano Marinko Matosevic, principal favorito do quali.

Para incentivar os atletas brasileiros, o capitão João Zwetsch e o preparador físico Edu Faria também estiveram nas dependências do complexo, além do treinador pessoal de Alves, Emerson Lima. João Olavo Souza, o Feijão, também esteve presente em Roland Garros a fim de ajustar os últimos preparativos para sua estreia na chave principal em Paris. O pupilo de Ricardo Acioly conseguiu lugar direto e aguarda pelo adversário, que só será definido no sorteio de sexta-feira.

© FFT
Na quadra central, Victoria Azarenka recebeu orientações de Améie Mauresmo
Além dos brazucas e o restantes em ação no quali, houve tempo para o glamour dos fãs nos principais estádios - na Philippe Chatrier, Victoria Azarenka (ao lado da treinadora Amélie Mauresmo) e Andy Murray foram alguns que passaram por lá, mesmo acontecendo com o queridinho local Richard Gasquet. Na Suzanne Lenglen, o talentoso Michael Llodra e a australiana Samantha Stosur não se importaram com o tempo fechado e bateram bola para o público que ainda vai chegando timidamente em Porte D''Auteuil.

Confira mais notícias sobre Roland Garros...

+Hewitt acelera recuperação do pé e pode marcar sua volta com convite em Roland Garros

+ Machucado, Kei Nishikori desiste dos Masters de Madri e Roma por foco em Roland Garros

+ Del Potro é um dos favoritos para vencer Roland Garros em 2012, diz jornal francês

+ Petkovic rompe ligamentos do tornozelo, para por 3 meses e está fora de Roland Garros e Wimbledon

+ Federer lamenta saída de Nadal do Conselho da ATP e nega greve de jogadores em Roland Garros

ESPECIAL:Roland Garros - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, começo da primavera, todas as atenções se voltam para um local próximo ao Bois de Boulogne; e não é para ver a exuberância dos parques parisienses  (Confira!)

Matheus Martins Fontes, Enviado Especial A Paris

Publicado em 22 de Maio de 2012 às 18:00


Notícias