Saldo Positivo

Djokovic frisa que mau desempenho no ATP Finals não estraga 2011: 'Nada pode arruinar meu ano'

Número 1 do mundo ainda tem chances de classificar para as semifinais em Londres, mas disse que excelente temporada vai ficar marcada na memória


Divulgação
Djokovic não se encontrou em todo o ATP Finals e agora precisa torcer para chegar às semifinais
Novak Djokovic não chegou em sua melhor forma para o ATP Finals, último torneio da temporada e que reúne os oito melhores jogadores do ano. E, ao longo da semana, os maiores fãs do esporte realmente notaram que os problemas de contusão e o cansaço foram determinantes para que o sérvio não apresentasse um bom nível de jogo em Londres.

Nesta sexta-feira, Djokovic entrou pressionado em quadra e precisava vencer o compatriota Janko Tipsarevic, substituto do britânico Andy Murray, para assegurar sua vaga na semifinal do torneio. No entanto, o número 1 do mundo não foi páreo para o amigo e companheiro de Copa Davis e ficou em situação perigosa dentro da competição.

Com uma vitória e duas derrotas na fase de grupos, ele torce, agora, para o espanhol David Ferrer superar o tcheco Tomas Berdych. "Se eu tiver uma chance, pode acontecer de eu jogar", respondeu Djokovic sobre a expectativa para disputar uma possível semifinal.

Divulgação
Sérvio acumulou sua segunda derrota no ATP Finals, agora para o compatriota Tipsarevic
Mesmo considerando que pode ser eliminado também nessa sexta, Nole faz questão de frisar que não vai deixar o fraco resultado no evento londrino arruinar o melhor ano da sua carreira. "Eu tive um ano inacreditável. Nada pode realmente arruinar isso. Eu vou sempre lembrar deste ano como o melhor da minha vida. Eu só quero preparar-me bem para 2012", afirmou o atual campeão do Aberto da Austrália, Wimbledon e do US Open.

Conformado com a segunda derrota na competição [apenas a sexta ao longo do ano], Djokovic preferiu elogiar a atuação do adversário, que disputou as Finais da ATP pela primeira vez e furou o top 10 também em 2011.

Divulgação
Única chance de classificação para Djokovic seria em 2º do grupo A e, assim, enfrentaria Federer na semifinal
"Ele [Tipsarevic] mereceu vencer. Foi o melhor jogador na segunda parte do jogo. Obviamente, nunca é fácil jogar contra alguém que você conhece muito bem. Estou feliz que ele tenha tido a chance de jogar e vencer também. Vai ganhar muita confiança para o próximo ano", encerrou.

A situação de Djokovic pode ser explicada por uma simples combinação - caso Ferrer saia vencedor no jogo contra Berdych, o espanhol se classificaria em primeiro no grupo A e Nole em segundo.

No entanto, se o tcheco vencer Ferrer, Berdych seria o primeiro da chave e Ferrer, o segundo. Nole, nesse caso, estaria fora da próxima fase. Lembrando que o segundo do grupo A enfrenta o melhor da outra chave, no caso, o suíço Roger Federer, que vem embalado por três vitórias consecutivas no torneio.

E MAIS:Djokovic planeja terminar ano em grande estilo e nega ''obrigação'' de vencer em Londres

E MAIS [2]:Djokovic reconhece mérito de Ferrer, mas lamenta: ''Foi meu pior jogo da temporada''

Confira mais notícias sobre Novak Djokovic...

+Djokovic fica irritado com boatos de jogar em Paris por dinheiro e se defende: "Sou profissional"

Diretor de Paris assegura presença e Djokovic jogaria por bagatela de US$1,6 milhão
Djokovic celebra evolução na Basileia após passar pela ''maior lesão'' da carreira

Djokovic admite estar mais "maduro" e prega simplicidade como arma do sucesso na temporada

Djokovic "causa" no Twitter com escolha de óculos e é chamado de Gepeto pelos fãs

ESPECIAL:Novo dono - Confira os bastidores da conquista inédita de Novak Djokovic no US Open 2011. O sérvio, número 1 do mundo, completou seu reinado na temporada ao faturar três dos quatro Grand Slams do ano  (Confira!)

Da redação

Publicado em 25 de Novembro de 2011 às 16:24


Notícias