Eu que mando!

Djokovic exalta aprendizado durante era "Federer e Nadal" e revela segredo do sucesso: "o mental é o mais importante"

Sérvio destaca processo de autoconhecimento e maturidade para superar dois rivais e se manter na liderança do ranking por bastante tempo


O sérvio Novak Djokovic disse que a razão para que conseguisse alcançar a liderança do ranking e sustentar o nível por bastante tempo aconteceu devido primeiramente à evolução do fator psicológico no seu jogo. "Acho que é tudo baseado no mental ao final de tudo", analisou o tenista de Belgrado à imprensa em Miami, onde joga o Masters local.

Ron C Angle (TPL)
Preparado mentalmente, Djokovic (foto) começou a superar os rivais Federer e Nadal em 2011
"Nas entrelinhas, é um jogo mental. Todos podem trabalhar duro durante o dia na parte física para alcançar um certo nível de jogo. Mas, nos jogos mais importantes e nos torneios maiores, nos momentos decisivos, o jogador que for mais calmo, que estiver mais estável mentalmente e for mais experiente vence o jogo", explicou.

Desde que apareceu para o tênis definitivamente em 2007, Djokovic teve muitas dificuldades para "roubar" um lugar de destaque no circuito. Por muitos anos, ficou como número 3 do ranking atrás de Roger Federer e Rafael Nadal e sempre deixava a desejar quando protagonizava os jogos mais importantes contra seus adversários.

Tudo mudou a partir de 2011, quando Djokovic anotou uma sequência impressionante de vitórias consecutivas e assumiu o posto de líder do ranking, algo que recuperou no final do ano passado, já que Federer o havia superado em Wimbledon, em julho.

"Eu fui terceiro do mundo desde que tinha 19, 20 anos, e nos três anos seguintes. E durante esse período, eu fui muito bem-sucedido, mas não estava conseguindo superar aquele degrau extra e começar a vencer Grand Slams, desafiar Federer e Nadal pelo número 1. Foi um processo de aprendizado, de compreender quem sou, do que preciso fazer dentro e fora de quadra. Precisava amadurecer", reconheceu Djokovic, que busca o tricampeonato seguido na Flórida.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Djokovic pode ter Del Potro novamente pelo caminho em busca do tetra no Masters 1000 de Miami

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

+Djokovic revela que seu pai esteve próximo da morte e exalta força mental para superar doença

+Jornal sugere que Bernard Tomic estaria envolvido com gangue de motoqueiros na Austrália

+Djokovic admite ter visto jogos de Nadal no Brasil e avisa que pode vencê-lo em Roland Garros

+Djokovic faz parada "importante" antes de ir para Dubai e assiste a Milan e Barça na Champions League

+Djokovic dispara contra quadra na Bélgica para a Copa Davis: "a pior em que já joguei"

+República Tcheca vai com Berdych e Stepanek contra Suíça sem Federer na estreia da Copa Davis

ESPECIAL:Padrões de excelência- As 10 maiores temporadas masculinas da Era Aberta. A de Djokovic em 2011 está entre elas. (Não perca!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 25 de Março de 2013 às 14:03


Notícias