Favoritos, de fato

Djokovic e Berdych atropelam adversários nas estreias em Dubai

Cabeças de chave já garantiram vagas nas oitavas de final da competição


Após a disputa do ATP 500 do Rio de Janeiro, outro torneio de igual nível começou nessa última segunda-feira: o ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes. Na briga pelo título estão grandes nomes do tênis mundial como Novak Djokovic, Tomas Berdych e Stan Wawrinka.

O sérvio número um e, consequentemente, cabeça de chave da competição foi o primeiro dos três a estrear. Azar do espanhol Tommy Robredo que estava em seu caminho. O tenista top 50 mal teve chances de tomar conhecimento do jogo. Conquistando somente três games, saiu derrotado em parciais de 6/1 e 6/2.

Superior em tudo, Djokovic desperdiçou apenas sete pontos enquanto sacava, alcançando 82% de aproveitamento nos serviços contra meros 50% de seu adversário. Rabredo, apesar de ter sido atropelado, ainda conseguiu evitar nove break points de Nole.

Os dois já haviam se enfrentado em outras sete oportunidades e, curiosamente, as duas únicas vitórias do espanhol haviam sido no primeiro e – até então – último encontros. Em 2005, Robredo venceu no Masters 1000 de Paris; e em 2014, no Masters 1000 de Cincinnati.

Já na manhã desta terça-feira, o tcheco Tomas Berdych protagonizou o segundo jogo da quadra central. Contra o português João Sousa (xará do brasileiro apelidado de Feijão), o cabeça de chave número três também não teve dificuldades para seguir vivo no torneio.

Em 1h10 de duelo, o sétimo melhor tenista da atualidade bateu o 36º com parciais de 6/1 e 6/4. Durante o primeiro set, Berdych conquistou todos os pontos de segundo serviço do adversário, além de alcançar 80% de aproveitamento em seus primeiros saques.

No segundo set, o jogo tornou-se um pouco mais equilibrado. O desempenho de ambos nos games em que sacaram foi semelhante, sem que nenhum conquistasse mais de 60% dos pontos. O tcheco, entretanto, converteu quatro aces a mais que o rival e cometeu menos duplas faltas.

Em seguida, o suíço Stan Wawrinka fez, dentre as três estrelas do ATP, a estreia mais difícil. Apesar de enfrentar o adversário teoricamente mais fraco, o cabeça de chave número dois precisou de três sets para vencer o top 100 Sergiy Stakhovsky, já que saiu atrás na primeira parcial.

O confronto que durou exatas 2h começou com um Wawrinka jogando um tênis abaixo do que costuma apresentar. E o castigo logo veio com 7/5 do ucraniano. Nos dois sets seguintes, porém, o quarto melhor tenista do mundo se achou em quadra e passou a ser superior, conquistando-as por 6/3 e 7/5.

Classificados para as oitavas de final, os três favoritos jogam já nesta quarta-feira. Enquanto Djokovic encara o tunisiano Malek Jaziri; Berdych e Wawrinka terão como adversários os qualifiers Thomas Fabbiano e Franko Skugor, respectivamente.


Confira os confrontos pelas quartas de final do ATP 500 de Dubai:

Novak Djokovic (SER) x Malek Jaziri (TUN)
Lukas Rosol (TCH) x Feliciano Lopez (ESP)
Roberto Bautista Agut x Hyeon Chung (COR)
Vasek Pospisil (CAN) x Marcos Baghdatis (CHP)
Nick Kyrgios (AUS) x Mikhail Kukushkin (CAZ)
Thomas Fabbiano (ITA) x Tomas Berdych (TCH)
Philipp Kohlschreiber (ALE) x Borna Coric (CRO)
Franko Skugor (CRO) x Stan Wawrinka (SUI)


Confira também os resultados da primeira rodada:

Novak Djokovic (SER) x Tommy Robredo (ESP) 6/1 e 6/2
Mikhail Youzhny (RUS) x Malek Jaziri (TUN) 6/4 e 6/1
Yuki Bhambri (IND) x Lukas Rosol (TCH) 2/6, 7/6 (7-2) e 6/0
Guillermo Garcia-Lopez (ESP) x Feliciano Lopez (ESP) 6/4, 4/6 e 6/4
Roberto Bautista Agut (ESP) x Simone Bolellli (ITA) 6/2 e 6/4
Hyeon Chung (COR) x Andreas Seppi (ITA) 6/3 e 6/4
Vasek Pospisil (CAN) x Lucas Pouille (FRA) 6/3, 5/7 e 6/4
Marcos Baghdatis (CHP) x Viktor Troicki (SER) 7/6 (7-2) e 6/2
Martin Klizan (ESQ) x Nick Kyrgios 3/6, 6/3 e 6/2
Mikhail Kukushkin (CAZ) x Denis Istormin (UZB) 7/5 e 7/6 (7-3)
Thomas Fabbiano (ITA) x Leonardo Mayer (ARG) 6/3 e 6/4
Joao Sousa (POR) x Tomas Berdych (TCH) 6/1 e 6/4
Philipp Kohlschreiber (ALE) x Marsel Ilhan (TUR) 6/1 e 7/5
Borna Coric (CRO) x Jiri Vesely (TCH) 6/4 e 6/4
Teymuraz Gabashvili (RUS) x Franko Skugor (CRO) 6/2 e 6/3
Sergiy Stakhovsky (UCR) x Stan Wawrinka (SUI) 5/7, 6/3 e 7/5

 

Da redação

Publicado em 23 de Fevereiro de 2016 às 16:05


Notícias