Definidos os grupos do ATP Finals

Djokovic e Federer caem na mesma chave enquanto Marcelo Melo e Ivan Dodig só jogarão contra os irmãos Bryan se ambas as duplas passarem da primeira fase




O ATP Finals já tem os grupos da primeira fase definidos. Em sorteio realizado nessa quinta-feira, a entidade determinou quais serão as quatro chaves do torneio - duas de simples e duas de duplas –, que acontece entre os dias 15 e 22 de novembro, em Londres.


Os dois maiores vencedores dos últimos dez anos, Novak Djokovic e Roger Federrer, caíram no grupo batizado de “Stan Smith” e farão uma prévia do que muitos acreditavam ser uma provável final do Barclays ATP World Tour Finals. O tcheco Tomas Berdych e o japonês Kei Nishikori são os outros dois integrantes do grupo.

O grupo “Ilie Natase” é mais equilibrado. Para tentar vencer e terminar o ano como segundo melhor tenista do mundo, o britânico Andy Murray terá de vencer Stan Wawrinka, Rafael Nadal e David Ferrer – quarto, quinto e sétimo do ranking, respectivamente – já na primeira fase.

DUPLAS

Nas chaves de duplas, o brasileiro Marcelo Melo e seu parceiro croata, Ivan Dodig, não estão com seus principais adversários na briga pelo título. Caíram no grupo “Fleming/McEnroe” com os segundos colocados, Rojer/Tecau. A dupla francesa, Herbert/Mahut, e Matkowski/Zimonjic são seus outros dois primeiros oponentes. Na outra chave, os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan formam junto com Murray/Peers, Bolelli/Fognini e Bopanna/Mergea o grupo denominado “Ashe/Smith”.

Os nomes dos grupos são uma homenagem que a associação quis fazer, este ano, a tenistas vencedores do torneio. Smith ganhou o de simples e o de duplas (ao lado de Ashe) em 1970, no Japão. Já Natase levou o título quatro vezes nos anos de 1971, 1972, 1973 e 1975. A dupla americana Feleming e McEnroe, por sua vez, venceu o torneio oito vezes consecutivas, entre 1978 e 1984.

Da redação

Publicado em 13 de Novembro de 2015 às 10:55


Notícias