Davi & Golias

Como "franco-atirador", Rogerinho será o 5° brasileiro a enfrentar Nadal pelo circuito

Espanhol está invicto contra jogadores canarinhos após 10 jogos e apenas um set perdido para Ricardo Mello em 2005. Brasileiro diz que o principal foco é desfrutar desse duelo especial


Nova York (Estados Unidos) - Pelo terceiro ano consecutivo, Rogério Dutra Silva avançou uma rodada no US Open e, nessa edição, é o único brasileiro vivo entre os 64 jogadores que restam na chave em Nova York. Na última terça-feira, o paulistano de 29 anos, que furou o qualifying para garantir vaga no quadro principal, bateu o canadense Vasek Pospisil, 40° do mundo, por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 3/6, 7/6(9), 6/2 e 7/6(10), em 4h01m de batalha.

Rogerinho avançou à segunda rodada do US Open ao bater Vasek Pospisil, de virada, por 3 sets a 2

Além de enfrentar um adversário embalado pelo recente resultado conquistado no Masters 1000 de Montreal há algumas semanas, onde foi às semifinais do torneio, Rogerinho precisou se superar para um jogo de dois dias de duração. 

A partida começou na tarde de segunda-feira na quadra 14 do complexo de Flushing Meadows e o brasileiro viu o rival abrir vantagem de 2 sets a 0. Na terceira parcial, Rogério esteve sob pressão por duas ocasiões - quando Pospisil sacou para fechar o jogo em 5/4 e, depois, em 6/5. Porém o brasileiro foi lutador e levou a decisão para o tiebreak, em que triunfou por 11/9.

O quarto set parecia promissor para Rogério, 134° do ranking, que abriu 4/0 diante de um Pospisil exausto e que já sofria com cãibras. No entanto, a sorte não ajudou e a chuva nova-iorquina adiou o duelo para o dia seguinte. 

Na terça-feira, Rogerinho e Pospisil voltaram para a mesma quadra para selar a disputa. Rogério fechou o quarto set por 6/2. Mas o quinto foi "uma batalha mental", segundo as próprias palavras do paulistano. Rogerinho precisou salvar nada menos que 7 match points e coroou a vaga com outro triunfo no desempate por 12/10.

"Foi simplesmente mágica essa vitória, uma das mais especiais de minha carreira", vibrou o brasileiro após o jogo. "A vitória foi no mental e o jogo foi baseado no mental o tempo inteiro. Salvei aquele terceiro set, quando parou ontem [segunda-feira], voltei focado para entrar forte e firme de cabeça e no final deu certo, consegui manter a calma nos match-points contra", continuou Rogério.

Em 2012, Rogerinho enfrentou Novak Djokovic pela segunda rodada e teve o privilégio de jogar no Arthur Ashe Stadium, a maior quadra do complexo em Flushing Meadows. O retorno ao estádio pode vir exatamente na mesma fase um ano depois. Tudo porque o brasileiro vai encarar o espanhol Rafael Nadal, número 2 do ranking e ainda invicto no piso rápido em 2013.

Em 10 jogos contra tenista do Brasil, Nadal perdeu apenas um set contra Mello em 2005

Na temporada, Rafa venceu nove torneios, tem um retrospecto de 57 triunfos e apenas três derrotas e, em Nova York, é um dos mais cotados ao título. Rogerinho reconhece que suas chances são remotas de sair vitorioso na próxima quinta ou sexta-feira, mas a oportunidade de enfrentar o espanhol já será um grande motivo para que sua carreira deslanche daqui para frente.

"Será uma experiência incrível esse jogo contra o Nadal, muito especial. Agora é desfrutar ao máximo, Nadal é Nadal, mas ano passado enfrentei o Djokovic. A carreira dá uma subida quando você enfrenta essas caras melhores. Agora eu vou com tudo. A responsabilidade é toda dele, venho trabalhando muito e meu foco vai ser o mesmo do jogo de hoje e dos outros. Vou entrar respeitando-o, mas ao mesmo tempo buscando fazer o meu melhor. Brasileiro nunca desiste, vou lutar, dar meu máximo e buscar desfrutar", concluiu Rogério.

CONFIRA os resultados dessa terça-feira no US Open 2013! 

Em sua carreira, Nadal sabe bem o que é enfrentar um brasileiro. Até hoje, o octacampeão de Roland Garros duelou contra quatro tenistas do Brasil - Ricardo Mello (3 jogos), Marcos Daniel (3), João Souza (1) e Thomaz Bellucci (3) -, e sempre saiu com o triunfo. O único a tirar um set do "Touro" foi Mello na semifinal do Brasil Open de 2005.

 

Confira o retrospecto de Nadal vs Brasil:

Thomaz Bellucci: 

Roland Garros 2008 - 1ª rodada - Nadal d. Bellucci 7/5, 6/3 e 6/1

Roland Garros 2010 - Oitavas de final - Nadal d. Bellucci 6/2, 7/5 e 6/4

Wimbledon 2012 - 1ª rodada - Nadal d. Bellucci 7/6(0), 6/2 e 6/3

___________________________________________________________

Ricardo Mello:

Brasil Open 2005 - Semifinal - Nadal d. Mello 2/6, 6/2 e 6/4

Masters 1000 de Montreal 2005 - Nadal d. Mello 6/1 e 6/2

Masters 1000 de Miami 2007 - Nadal d. Mello 7/6(7) e 6/2 

___________________________________________________________

Marcos Daniel:

Roland Garros 2009 - 1ª rodada - Nadal d. Daniel 7/5, 6/4 e 6/3

ATP de Queen's 2010 - 2ª rodada - Nadal d. Daniel 6/2 e 6/2

Australian Open 2011 - 1ª rodada - Nadal d. Daniel 6/0, 5/0 e RET.

____________________________________________________________

João Souza:

Brasil Open 2013 - 2ª rodada - Nadal d. Souza 6/3 e 6/4

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 28 de Agosto de 2013 às 10:47


Notícias Rogerinho Rafael Nadal US Open especial duelo Brasil invicto batalha