Atenção

Cinco atitudes que você deve evitar durante uma partida de tênis

Se você faz alguma delas, saiba que há algo para melhorar em seu jogo


1. Não seja pretensioso
Confiança em demasia é mortal. Se você se sente insultado ao jogar contra um oponente mais fraco, ou acredita que a partida será uma perda de tempo, estará assumindo um grande risco. Se essa for sua atitude, seu adversário saberá e não terá nada a perder e tudo a ganhar. Trate todo rival com respeito e não se arrisque.

2. Não desordene seu cérebro
Quando estava trabalhando com Boris Becker, ele costumava me dizer antes dos jogos: "Senhor B, o que você tem para mim?" Eu dizia uma coisa, apenas uma. Como treinador, você aprende que instruções são boas nos treinos, porém, nas partidas é preciso dá-las em doses homeopáticas. Se você tiver muito "se", "quando" e "porém" na cabeça, não vai pensar direito. Sua estratégia precisa ser esperta e simples.

3. Não pense na técnica
Se, durante um jogo, você precisa dizer a si mesmo para virar o tronco, ou fazer a terminação, ou bater a bola na frente, quer dizer que está com problema. Se você não possui uma técnica apurada até este ponto, esqueça. A técnica é instintiva - é preciso praticá-la a tal ponto que ela se torne uma segunda natureza. Uma vez que a partida começa, é uma luta. Você não tem tempo para se concentrar em mais nada.

4. Não busque ajuda
Antes do Australian Open de 1997, disse a Mary Pierce: "Se você olhar para o seu box uma vez que seja, todos nós vamos embora". Você precisa jogar por si mesmo, sem se apoiar na sua torcida. Se estiver num jogo e seu pais ou colegas estiverem na plateia assistindo, não preste atenção neles. Você está lá sozinho contra um oponente. Quanto mais cedo aprender a lidar com isso, melhor. Pierce fez final naquele ano.

5. Não ignore o placar
Se estiver disputando uma partida sem um árbitro, talvez a coisa mais estúpida que você possa fazer seja não anunciar o placar depois de cada ponto. Diga o placar, e diga alto e claro. Não dizer o placar é a maior razão pela qual jogos de tênis se transformam em jogos de gritaria. Uma vez que a discussão começa, é difícil se concentrar em vencer. Você tem energia limitada. Dizer o placar o prevenirá de gastá-la em outra coisa que não o jogo.

Nick Bollettieri

Publicado em 11 de Março de 2016 às 18:00


Notícias