Saldo

Campeão em Cincinnati, Nadal supera Murray no ranking e será cabeça 2 no US Open

Espanhol conquistou título inédito no Masters americano e, assim, ficará atrás de Djokovic na lista da ATP e na classificação dos favoritos em Nova York


Cincinnati (Estados Unidos) - O rival Novak Djokovic admitiu na última quinta-feira: "Rafa é o melhor tenista do ano". Se Rafael Nadal ainda insiste, pela sua postura humilde, em não se colocar no topo da atualidade, os números provam que não há jogador melhor até aqui em 2013. Nesse domingo, o ibérico de 26 anos conquistou pela primeira vez na carreira o Masters 1000 de Cincinnati ao bater o norte-americano John Isner por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(8) e 7/6(3).

Nadal conquistou nove títulos na temporada de 2013 e só perdeu três partidas desde fevereiro

Foi o nono título de Rafa em seis meses desde que retornou ao circuito em fevereiro após se recuperar de uma lesão no joelho esquerdo. Nadal foi campeão do Brasil Open, dos ATP 500 de Acapulco e Barcelona, dos Masters 1000 de Indian Wells, Roma, Madri, Montreal e Cincinnati, além do octacampeonato em Roland Garros.

Em torneios Masters 1000, Nadal somou sua 26ª conquista, ficando à frente de Ivan Lendl (22), Roger Federer (21), John McEnroe (19), Jimmy Connors e André Agassi (17), Bjorn Borg (16) e Djokovic (14).

A campanha impressionante de 53 vitórias e apenas três derrotas na temporada faz com que o espanhol, que chegou a cair para o quinto lugar do ranking da ATP, suba para a vice-liderança da tabela dessa segunda-feira, ultrapassando o britânico Andy Murray. Agora, somente Djokovic está à frente de Rafa no ranking, mas como o sérvio tem ainda muitos pontos para defender em 2013 (título do ATP Finals e o vice do US Open), Nadal poderá pressionar pelo número 1 ainda nessa reta final do ano.

O segundo lugar de Nadal também lhe dará maior status no chaveamento do US Open, último Grand Slam que começa no próximo dia 26. Novo número 2 do mundo, ele será o segundo cabeça de chave em Nova York e, assim, evitará um confronto diante de Djokovic antes de uma semifinal, como aconteceu em Roland Garros e Montreal. O espanhol foi campeão nos EUA em 2010, batendo Djokovic na grande final. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 18 de Agosto de 2013 às 16:21


Notícias Rafael Nadal número 2 ranking Andy Murray Novak Djokovic títulos Masters 1000