Nossa força!

Brasil mantém base desse ano e terá estreia de Gabriela Cé na Fed Cup em 2014

Em fevereiro, equipe viajará para o Paraguai também com Teliana Pereira, Laura Pigossi e Paula Gonçalves em busca dos Playoffs do Grupo Mundial II


São Paulo (Brasil) – O Brasil já sabe quem defenderá suas cores na Federation Cup de 2014, maior torneio entre equipes do circuito feminino. Vice-campeão do Zonal Americano I nesse ano, o nosso time comandado por Carla Tiene terá as presenças de Teliana Pereira, nossa número 1 em simples, 97ª do ranking, Laura Pigossi, número 2 do país e 290ª do mundo, Paula Gonçalves, 329ª do ranking, e Gabriela Cé, 313ª da WTA.

Capitã do grupo, Tiene explicou que a base da equipe é a mesma desse ano na Fed Cup, com apenas a estreia de Gabriela Cé no lugar de Beatriz Haddad Maia, essa última que ainda se recupera de lesão.

A competição será disputada em Lambaré, no Paraguai, mais precisamente nas quadras de saibro do Paraguayan Yacht and Golf Club. O Brasil terá como adversárias as equipes de Bahamas, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Venezuela. 

Paula Gonçalves (ao fundo) e Laura Pigossi (na rede) podem formar uma dupla de peso na Fed Cup em 2014

Teliana Pereira, líder da equipe pela sua posição no ranking da WTA – a primeira atleta do Brasil a entrar no top 100 em 20 anos -, acredita que chegou a hora do país vencer o Zonal, o que dará uma vaga para disputar a repescagem do Grupo Mundial II em abril. "O Brasil está com uma equipe boa. A gente já provou isso em 2013 e no próximo ano também temos boas jogadoras, mas temos de superar ainda essa ansiedade e a vontade excessiva de poder estar jogando o Playoff. A gente tem grandes chances”.

Gabriela Cé foi convocada pela primeira vez para a Fed Cup

Aos 20 anos, Gabriela Cé é a estreante na equipe principal. A gaúcha teve um ótimo final de temporada em 2013 com três títulos (ITFs de US$10.000). Em 2012, ela teve a oportunidade de acompanhar a equipe como juvenil e agora tem a chance de fazer sua estreia em quadra. "Para mim é uma honra poder representar o meu país, acho que é o sonho de qualquer atleta. Fiquei muito feliz com a convocação, acho que é o momento mais especial da minha carreira e, com certeza, darei o meu máximo tanto se for para jogar ou se for para torcer", afirma.

Paula Gonçalves, vencedora do Fed Cup Heart Awards e invicta nos jogos que realizou no torneio em 2013, e Laura Pigossi, de 19 anos e recém-presente no top 300 do ranking, também vêm embaladas com a conquista do título da Copa 350 Anos Correios na Costa do Sauípe e a final do ITF US$ 25 mil da Riviera de São Lourenço. "É muito legal ter quatro jogadoras que se você precisar para a dupla, pode contar. Temos uma equipe que, além da Teliana, as três outras jogadoras são muito competitivas entre elas e é legal ter uma equipe bem parecida assim", finaliza Carla Tiene.

Se o Brasil conseguir vencer o Zonal I, em fevereiro, terá o direito de jogar contra uma das potências derrotadas na primeira rodada do Grupo Mundial II (equivalente à segunda divisão da Fed Cup). Em 2013, o time verde-amarelo parou na final diante do Canadá da musa Eugenie Bouchard.

Da redação

Publicado em 26 de Dezembro de 2013 às 15:44


Notícias Brasil Gabriela Cé Teliana Pereira Paula Gonçalves Laura Pigossi Fed Cup Paraguai