Brasil

Boa campanha em Mônaco com vitória sobre Ferrer recoloca Bellucci no top 40 da ATP

Paulista chegou às oitavas no Masters 1000 de Monte Carlo e subiu para o 39º lugar, melhor classificação em dois meses; Feijão deixou top 100


Getty Images Latam/ Divulgação Adidas
Bellucci chegou às oitavas de final em Monte Carlo com direito a triunfo sobre Ferrer
As duas primeiras vitórias da carreira no saibro de Monte Carlo, incluindo uma sobre o espanhol David Ferrer, sexto do ranking e um dos especialistas na terra, renderam a Thomaz Bellucci uma ascensão de seis posições no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) atualizado nesta segunda-feira. Agora, o paulista de 24 anos aparece em 39º lugar, com 1.045 pontos, ainda bem longe da 21ª posição obtida em julho de 2010.

Bellucci não ocupava um espaço na lista dos 40 primeiros da entidade desde a classificação de 20 de fevereiro. Ao término do Brasil Open, local onde somou a melhor campanha de 2012 (as semifinais), o pupilo de Daniel Orsanic apareceu na 34ª colocação e, desde então, passou a acumular quedas, figurando na faixa do top 45.

Após um início de ano inconstante, com más trajetórias na Oceania e nos eventos da gira sul-americana do saibro (exceto o ATP brasileiro), Bellucci reagiu em Indian Wells. No primeiro Masters 1000 do ano, e jogado sobre quadras rápidas, o canhoto de Tietê chegou às oitavas de final e perdeu para Roger Federer em três sets parelhos. Mesmo com a eliminação precoce em Miami, na semana seguinte, o ritmo de Bellucci voltou a subir na Copa Davis.

Em São José do Rio Preto, o número 1 do País ajudou o time brasileiro a derrotar a Colômbia por 4 a 1 pelo Zonal Americano. Bellucci conquistou os dois pontos nas simples - com direito a uma virada sobre Alejandro Falla após estar perdendo por 2 sets a 0 (a 1ª da carreira) e um 3 a 0 convincente sobre Santiago Giraldo. E, finalmente, o principado de Mônaco veio para acrescentar confiança a Thomaz, que vai precisar repetir seu melhor nível logo mais.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Feijão não teve boa notícia e saiu do top 100 do ranking da ATP
Após desistir do ATP 500 de Barcelona desta semana por conta de uma ruptura muscular no abdômen, o tenista se prepara para disputar o Masters 1000 de Madri, torneio em que defende 360 pontos referentes à semifinal do ano passado. No calendário de Bellucci, havia ainda a presença no ATP 250 de Munique como preparação para a capital espanhola, na próxima semana, porém ele ainda não confirmou sua ida ao saibro alemão.

Enquanto Bellucci tem motivos para ficar feliz nessa segunda-feira, João Olavo Souza, o Feijão, não pode dizer o mesmo. Eliminado logo na estreia do Challenger de Santos, onde defendia o título de 2011, o jogador orientado por Ricardo Acioly despencou 17 lugares e apareceu na 116ª posição, deixando o País novamente com apenas um representante no top 100. O atleta de Mogi das Cruzes tenta a sorte no ATP 250 de Bucareste e vai precisar jogar seu melhor para defender os pontos das quartas do ano passado. Sua estreia será contra o italiano Fabio Fognini.

Rogério Dutra Silva subiu três posições com as quartas na baixada santista e foi ao 122º lugar. Ricardo Mello continua em queda livre e caiu 11 postos, estacionando em 134º lugar, seguido de Thiago Alves, em 152º, e Júlio Silva em 159º.  O paulista Ricardo Hocevar aproveitou a grande semana em Santos, saindo do quali para a decisão, e foi à 251ª posição (ascensão de 59 degraus). Fechando o grupo nacional no top 300 aparece Guilherme Clezar, no 284º posto.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Bellucci lamenta "dia errático", mas quer usar Monte Carlo de exemplo para próximos eventos no saibro

Fantasiados, Bellucci e Melo comemoram dia perfeito em festa dos jogadores em Monte Carlo

Impecável, Bellucci classifica triunfo contra Ferrer como uma das "melhores atuações no saibro"

Embalado pela DavisBellucci vibra com estreia e prega paciência para surpreender Ferrer em Monte Carlo

Brasil reencontra Rússia nos Playoffs e joga em casa para voltar à elite da Copa Davis

ITF define cabeças de chave e Brasil pode enfrentar Suíça de Federer nos Playoffs da Copa Davis

Titular pela 1ª vez, Feijão abre confronto na Davis diante de Giraldo em Rio Preto

ESPECIAL:Quase!- Depois de dois anos de derrotas frustrantes, revés contra a Rússia no Play-off da Copa Davis deixou um gosto amargo, sim, porém uma sensação de que estamos quase lá  (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Abril de 2012 às 21:19


Notícias