Planos

Bellucci aponta evolução no piso rápido como "fundamental" para chegar ao top20

Paulista caiu no ranking após Wimbledon e quer melhorar desempenho nos torneios do segundo semestre


Bellucci quer melhorar seu ranking e mira boa atuação nas quadras rápidas
De olho na possibilidade de se tornar o segundo tenista brasileiro da história a entrar no top20 do ranking mundial, Thomaz Bellucci projeta uma evolução na quadra rápida durante o segundo semestre de 2011.

Divulgação
Paulista conseguiu 21º lugar em julho de 2010 e tenta furar top20 neste ano
Sob o comando de Larri Passos, o paulista já treina para aumentar o rendimento na superfície mais dura. "Nos últimos anos, não consegui somar muitos pontos nesse tipo de quadra. Se eu quiser entrar entre os 20, inevitavelmente vou ter que jogar melhor na quadra rápida. Eu e o Larri temos feito muitos treinos específicos para esse tipo de superfície", explicou o tenista.

Bellucci alcançou o 21º lugar do ranking em julho de 2010. Gustavo Kuerten, ex-número 1 da lista da ATP, foi o único brasileiro a chegar ao topo do esporte. O jovem caiu em lista divulgada nesta segunda-feira e apareceu na 34ª posição (não defendeu terceira rodada de Wimbledon).

Até o final do ano, Bellucci defende 340 pontos e tem boas chances de se recuperar, desde que consiga um bom rendimento no piso duro.

Divulgação
Bellucci não tem muitos pontos a defender no segundo semestre
"Nós, brasileiros, ainda não estamos acostumados a jogar na quadra rápida, é sempre no saibro. Nesse ano, espero fazer temporada melhor na quadra rápida que ano passado", declarou.

Em 2010, além de alcançar a melhor posição da carreira, Bellucci conquistou o ATP 250 de Santiago, seu segundo título. Contudo, considera o primeiro semestre de 2011 superior ao mesmo período do ano passado, especialmente pelas vitórias contra o espanhol Fernando Verdasco, o escocês Andy Murray e o tcheco Tomas Berdych, as primeiras sobre membros do top10.

"Em termos de ranking, fui melhor em 2010, mas não tive as vitórias que consegui esse ano e isso faz com que a temporada atual seja melhor que a do ano passado até agora. É lógico que ainda preciso evoluir em alguns tipos de quadra, mas isso vai acontecer com o amadurecimento e a experiência que vou ganhar com o tempo", analisou.

Bellucci passou a disputar o circuito sob o comando de Larri em 2011. Se conseguiu suas primeiras vitórias sobre integrantes do top 10 e parou na semifinal do Masters 1000 de Madri, por outro lado, ele sofreu algumas derrotas inesperadas - perdeu cinco de 14 torneios na estreia e caiu diante de quatro rivais fora do grupo dos 100 primeiros.

Divulgação
Em busca de arrancada em 2011, brasileiro já está em Montevidéu para duelo da Copa Davis
Apesar de classificar sua temporada até o momento como "excelente", Bellucci admite que encontrou algumas dificuldades. "Passei algumas semanas não tão boas, demorei uns dois ou três torneios para pegar o ritmo e conseguir ter bons resultados", afirmou o brasileiro.

O número 1 do país já está com a equipe nacional da Copa Davis, que disputará a final do Zonal Americano contra o Uruguai, em Montevidéu. Caso o grupo comandado por João Zwetsch, ex-treinador de Bellucci, passe pelos anfitriões, tentará retornar ao Grupo Mundial após 8 anos.

Confira as últimas notícias sobre Thomaz Bellucci...

+ Com foco na quadras rápidas, Bellucci confirma presença no ATP 500 de Washington

Fora de Queen's, Bellucci aprova desempenho na grama e põe establidade como meta para Wimbledon

Popstar em ParisBellucci ignora comparações com Guga e quer ser agressivo para bater Gasquet

Palmeirense roxo, Bellucci aposta em placar "típico do tênis" para classificação do time na Copa do Brasil

Após pensar em W.O., Bellucci culpa cansaço por derrota e já pensa em Roland Garros

ESPECIAL:  Thomaz Bellucci - Relembre a entrevista do número um do Brasil para a Revista TÊNIS  (Confira!)

Da redação

Publicado em 4 de Julho de 2011 às 09:00


Notícias