Ladeira Abaixo

ATP confirma prejuízo, Bellucci despenca e ocupa pior ranking em dois anos

Paulista teve descontados os pontos da semifinal em Acapulco e está em 49º lugar, colocação mais baixa desde outubro de 2009 (quando era o 53º)


O pior já havia sido previsto na semana passada e Thomaz Bellucci despencou na lista da entidade dessa segunda-feira. Com o desconto dos pontos referentes às semifinais do ATP 500 de Acapulco do ano passado (180 pts.), o número 1 do país apareceu na 49ª posição, com 930 pontos, e ocupa a pior colocação desde outubro de 2009, quando era o 53º do mundo.

Divulgação/Gaspar Nóbrega/Inovafoto
Bellucci caiu bastante em lista da ATP e está em 49º lugar, pior classificação desde fim de 2009
A ATP, por conta das Olimpíadas de Londres, antecipou o desconto da pontuação dos torneios e, dessa forma, Bellucci já teve retirados o bônus que havia alcançado no México em 2011, onde, pela primeira vez na carreira, derrotou um tenista dentro do top 10 (Fernando Verdasco). Além disso, o pupilo de Daniel Orsanic não jogou em Buenos Aires (lesão no tornozelo esquerdo), na semana passada, o que poderia render ao paulista algumas posições.

Nessa segunda, Bellucci já estreia na competição mexicana contra o espanhol Marcel Granollers, 23º do ranking e cabeça de chave número 7.  A partida deve ter início por volta das 19h30 (no horário de Brasília). "O Granollers é um espanhol que gosta muito de contra-atacar", disse o brasileiro, que perdeu o único embate contra o rival, em Buenos Aires/2009.

João Souza, o Feijão, que perdeu na última rodada do quali em Acapulco, desceu três lugares e estacionou em 100º, mantendo o país com dois jogadores no seleto grupo. Rogério Dutra Silva é o 111º, seguido de Ricardo Mello, em 124º, e Julio Silva completa o time no top 200, em 148º lugar.

Nas duplas, Bruno Soares permanece como número 1 do país, em 20º posto (caiu dois lugares em relação à semana passada). Marcelo Melo, vice-campeão no ATP 500 de Memphis, é o 35º colocado, seguido de André Sá, vice em Buenos Aires, em 47º.

No ranking da temporada, Soares e Eric Butorac seguem em quinto lugar, enquanto que Sá e o parceiro eslovaco Michal Mertinak ascenderam 12 postos, ficando na 12ª colocação. Melo e o croata Ivan Dodig estão na 17ª posição.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

Bellucci sobe em ranking, mas desiste de Buenos Aires e sairá do top 40 na próxima semana

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

Em desafio Brasil x França, Bellucci e Mello tentam igualar Guga e quebrar barreira da 2ª rodada na Austrália

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

Liderado por Bellucci, Brasil vai com três representantes na chave do ATP de Viña del Mar

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 27 de Fevereiro de 2012 às 04:42


Notícias