Histórico

Após título em Xangai, Marcelo Melo sobe e Brasil tem dois duplistas no top 10

Mineiro e o croata Ivan Dodig estão em terceiro lugar no ranking de 2013, ficando muito próximos de classificação para o ATP Finals de Londres


Ponte Vedra (Estados Unidos) - Nessa segunda-feira, o mineiro Marcelo Melo colheu os frutos de um final de semana espetacular vivido em Xangai, onde conquistou o primeiro título de Masters 1000 na temporada, junto com o parceiro Ivan Dodig, e entrou pela primeira vez na carreira no grupo dos 10 melhores duplistas do mundo.

Em Xangai, Melo e Dodig conquistaram o primeiro troféu da parceria

Com os 1.000 pontos da conquista, Melo subiu três posições na lista da ATP e foi ao oitavo lugar. Hoje, o tenista de 30 anos possui um total de 4.785, enquanto que Dodig ascendeu sete postos e ficou em 12o. Agora, o Brasil tem dois duplistas no top 10, já que Bruno Soares segue firme em terceiro lugar, atrás dos irmãos Bob e Mike Bryan.

Melo torna-se o quinto brasileiro na Era Aberta a entrar no top 10 do ranking, repetindo os feitos de Gustavo Kuerten, Soares, Carlos Kirmayr e Cássio Motta. Esses dois últimos estiveram no top 10 de duplas em 1983, algo que Melo e Soares repetem na lista dessa semana.

Na classificação de 2013, a dupla Dodig/Melo sobe de sexto para o terceiro lugar após o título - o primeiro juntos -, atrás dos Bryan e de Alexander Peya/Bruno Soares. Com isso, Marcelo está com um pé no ATP Finals de Londres, torneio que reunirá as oito melhores duplas do ano, em novembro.

Vice-campeão de Wimbledon e semifinalista do US Open, Melo aponta a amizade com Dodig e o trabalho com o irmão e treinador Daniel Melo para o sucesso da dupla. “O Ivan não é apenas um parceiro de duplas. Ele se tornou um grande amigo, o que deixa essa conquista ainda mais especial. Além disso, tem a importância do Daniel (irmão e treinador), que depois de tantos anos de trabalho e esforço em conjunto comigo, precisa ser valorizado”, destaca Melo, que chegou ao 12º título na carreira.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 14 de Outubro de 2013 às 16:18


Notícias Marcelo Melo duplas top 10 ranking título Masters 1000 de Xangai pontos Ivan Dodig ATP Finals