Jornada
Organização local errou feio e colocou Daniel Dutra Silva ao invés de Rogério na chave; 4 jogadores tentam dar ao Brasil mais lugares na chave principal
Quando muitos dizem que o Aberto da Austrália é o único dos quatro Grand Slams que não traz boas recordações ao Brasil, pôde-se entender o "azar" que ele proporciona ao país. Nesta terça-feira, foi sorteada a chave do qualifying em Melbourne e, nela, quatro brasileiros estavam garantidos no quadro. Até ali, sem problemas - Caio Zampieri, Guilherme Clezar, André Ghem fariam companhia a Rogério Dutra da Silva. O problema foi que a organização confundiu Rogério com o irmão, Daniel Dutra Silva, número 524 do ranking.
Rogerinho levou susto nesta terça-feira ao ser confundido com o irmão na chave da Austrália; corrigido o erro, paulistano é o cabeça 8 e enfrenta ucraniano |
Rogerinho, 119º colocado no ranking da ATP, enfrenta na primeira rodada o ucraniano Illya Marchenko, número 246. Em seu caminho, estão o cabeça de chave 17, Jan Hajek, da República Tcheca, e o também tcheco Jan Hernych, responsável pela eliminação de Thomaz Bellucci na chave principal em 2011.
Caio Zampieri estreia na madrugada desta quarta-feira contra britânico em Melbourne |
O experiente Andre Ghem, 29 anos e 303º do ranking, enfrenta no primeiro jogo o argentino Juan Pablo Brzezicki, atual 281 da entidade. Ambos estiveram no Aberto de SP, na semana passada (junto com Clezar e Rogerinho), e o vencedor pode enfrentar o também hermano Facundo Bagnis, cabeça 28. Numa terceira rodada, Ghem poderia encontrar o lituano Ricardas Berankis, 17º favorito.
E, por fim, Zampieri, 256º do mundo, tem estreia contra o britânico Peter Torebko, número 235 da ATP. Numa segunda rodada, o pupilo de João Zwetsch pode encarar o alemão Simon Greul, 26º entre os cabeças, e na última rodada do quali, o sul-africano Izak Van Der Merwe, 6º favorito e que esteve jogando Challengers no Brasil em 2011.
Os quatro representantes do Brasil já jogam na noite desta terça e madrugada de quarta-feira no complexo de Melbourne Park, tentando aumentar o número de jogadores na chave principal. Cada tenista precisa de três vitórias para garantir um lugar entre os 128 tenistas que disputarão a chave principal do Major da Oceania, que começa na próxima segunda-feira, dia 16. Até o momento, Thomaz Bellucci, Ricardo Mello e João Souza, o Feijão, já estão garantidos.
Veja o horário dos brasileiros em quadra nesta noite/madrugada:Jovem Guilherme Clezar vai disputar primeiro Major como profissional
10:00h local (21h de Brasília)
Quadra 10 - Rogério Dutra Silva (BRA) [8] x Illya Marchenko (UCR)
Quadra 11 - Juan Pablo Brzezicki (ARG) x André Ghem (BRA)
Por volta de 13h locais (00:00h de Brasília)
Quadra 15 - Peter Torebko (GBR) x Caio Zampieri (BRA)
Por volta das 16h locais (03:00h de Brasília)
Quadra 12 - Alex Kuznetsov (EUA) x Guilherme Clezar (BRA)
Ali mesmo em Melbourne, há nove anos, o país teve cinco representantes no quadro principal. Além de Guga (que caiu na 2ª rodada), Fernando Meligeni (1ª), André Sá (1ª), Marcos Daniel (como qualifier e caiu na 1ª rodada da chave) e Flávio Saretta jogaram o Grand Slam australiano, sendo que o último fez sua estreia contra o ainda promessa Roger Federer.
Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...
+ Satisfeito, Bellucci aprova estreia em 2012 e encerra série negativa em torneios ATP
+ Liderado por Bellucci, Brasil vai com três representantes na chave do ATP de Viña del Mar
+ Bellucci usa experiência de treinador ex-duplista para ter maior regularidade no 2º semestre
+ Bellucci adere à ''onda argentina'' de técnico e treinará com tops Del Potro e Nalbandian para 2012
+ Após fim de parceria com Larri, Bellucci define argentino Daniel Orsanic como seu novo treinador
ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte (Confira!)
Publicado em 10 de Janeiro de 2012 às 05:24