Jornada

Após ser "confundido" com irmão, Rogerinho é confirmado como cabeça e lidera brasileiros no quali do Australian Open

Organização local errou feio e colocou Daniel Dutra Silva ao invés de Rogério na chave; 4 jogadores tentam dar ao Brasil mais lugares na chave principal


Quando muitos dizem que o Aberto da Austrália é o único dos quatro Grand Slams que não traz boas recordações ao Brasil, pôde-se entender o "azar" que ele proporciona ao país. Nesta terça-feira, foi sorteada a chave do qualifying em Melbourne e, nela, quatro brasileiros estavam garantidos no quadro. Até ali, sem problemas - Caio Zampieri, Guilherme Clezar, André Ghem fariam companhia a Rogério Dutra da Silva. O problema foi que a organização confundiu Rogério com o irmão, Daniel Dutra Silva, número 524 do ranking.

Divulgação/Aberto de SP
Rogerinho levou susto nesta terça-feira ao ser confundido com o irmão na chave da Austrália; corrigido o erro, paulistano é o cabeça 8 e enfrenta ucraniano
No pareamento das chaves, não havia o nome de Rogerinho entre os 128 jogadores do quali e o "suposto Daniel" estrearia contra o tcheco Dusan Lojda. A Revista TÊNIS tentou entrar em contato com o Australian Open através da conta no Twitter, porém uma hora depois da chave ter sido divulgada, foi corrigido o erro e Rogério apareceu como cabeça de chave 8.

Rogerinho, 119º colocado no ranking da ATP, enfrenta na primeira rodada o ucraniano Illya Marchenko, número 246. Em seu caminho, estão o cabeça de chave 17, Jan Hajek, da República Tcheca, e o também tcheco Jan Hernych, responsável pela eliminação de Thomaz Bellucci na chave principal em 2011.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Caio Zampieri estreia na madrugada desta quarta-feira contra britânico em Melbourne
Por sua vez, Clezar faz sua estreia nos Grand Slams como profissional, já que se destacou nos eventos quando era juvenil. Atual 287 do mundo, o jovem de 19 anos estreia diante do americano Alex Kuznetsov, 167º. Caso passe pelo primeiro desafio, pode duelar contra o espanhol Arnau Brugues-Davi, cabeça 15, e numa última rodada, poderia encarar o belga Ruben Bemelmans, 24º favorito.

O experiente Andre Ghem, 29 anos e 303º do ranking, enfrenta no primeiro jogo o argentino Juan Pablo Brzezicki, atual 281 da entidade. Ambos estiveram no Aberto de SP, na semana passada (junto com Clezar e Rogerinho), e o vencedor pode enfrentar o também hermano Facundo Bagnis, cabeça 28. Numa terceira rodada, Ghem poderia encontrar o lituano Ricardas Berankis, 17º favorito.

E, por fim, Zampieri, 256º do mundo, tem estreia contra o britânico Peter Torebko, número 235 da ATP. Numa segunda rodada, o pupilo de João Zwetsch pode encarar o alemão Simon Greul, 26º entre os cabeças, e na última rodada do quali, o sul-africano Izak Van Der Merwe, 6º favorito e que esteve jogando Challengers no Brasil em 2011.

Os quatro representantes do Brasil já jogam na noite desta terça e madrugada de quarta-feira no complexo de Melbourne Park, tentando aumentar o número de jogadores na chave principal. Cada tenista precisa de três vitórias para garantir um lugar entre os 128 tenistas que disputarão a chave principal do Major da Oceania, que começa na próxima segunda-feira, dia 16. Até o momento, Thomaz Bellucci, Ricardo Mello e João Souza, o Feijão, já estão garantidos.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Jovem Guilherme Clezar vai disputar primeiro Major como profissional
Veja o horário dos brasileiros em quadra nesta noite/madrugada:

10:00h local (21h de Brasília)

Quadra 10 - Rogério Dutra Silva (BRA) [8] x Illya Marchenko (UCR)

Quadra 11 - Juan Pablo Brzezicki (ARG) x André Ghem (BRA)

Por volta de 13h locais (00:00h de Brasília)

Quadra 15 - Peter Torebko (GBR) x Caio Zampieri (BRA)

Por volta das 16h locais (03:00h de Brasília)

Quadra 12 - Alex Kuznetsov (EUA) x Guilherme Clezar (BRA)

Ali mesmo em Melbourne, há nove anos, o país teve cinco representantes no quadro principal. Além de Guga (que caiu na 2ª rodada), Fernando Meligeni (1ª), André Sá (1ª), Marcos Daniel (como qualifier e caiu na 1ª rodada da chave) e Flávio Saretta jogaram o Grand Slam australiano, sendo que o último fez sua estreia contra o ainda promessa Roger Federer.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Satisfeito, Bellucci aprova estreia em 2012 e encerra série negativa em torneios ATP

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

Liderado por Bellucci, Brasil vai com três representantes na chave do ATP de Viña del Mar

Bellucci usa experiência de treinador ex-duplista para ter maior regularidade no 2º semestre

Bellucci adere à ''onda argentina'' de técnico e treinará com tops Del Potro e Nalbandian para 2012

Após fim de parceria com Larri, Bellucci define argentino Daniel Orsanic como seu novo treinador



ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 10 de Janeiro de 2012 às 05:24


Notícias