Feito!

Após 15º Challenger da carreira, Mello celebra volta ao top 100 e garante vaga no Australian Open

Tenista de Campinas ocupa melhor classificação em seis meses, se juntou a Bellucci entre os 100 melhores e jogará primeiro Major de 2012


©João Pires
Mello levanta troféu de campeão em Rio Preto; foi o terceiro Challenger do campineiro em 2011
O paulista Ricardo Mello colheu os frutos de uma semana perfeita em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e voltou ao seleto grupo dos 100 melhores jogadores do mundo em ranking dessa segunda-feira. A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) confirmou os 90 pontos somados pelo atleta de Campinas, que subiu 25 posições e estacionou na 84ª posição.

Tal classificação é a melhor de Mello na temporada desde o final de março, quando ocupou o 79º lugar. O tenista de 30 anos passou a ser também o representante que mais venceu torneios da série Challenger na carreira - 15 no total, superando os 14 do gaúcho Marcos Daniel e ficando a apenas um do japonês Takao Suzuki, recordista absoluto.

©João Pires
Brasileiro garantiu lugar no Aberto da Austrália, em janeiro
Ao longo da temporada, Mello conquistou três eventos desse porte - no Aberto de São Paulo, em janeiro, no Challenger de Recife, em setembro, e em Rio Preto.  O jogador não tem mais pontos a defender neste ano e, na próxima semana, compete em São Leopoldo, cidade que sedia o último Challenger no país em 2011.

De quebra, a campanha na última semana garantiu outro objetivo para Mello no próximo ano - uma vaga no Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada e que será realizado em janeiro.

Thomaz Bellucci continua sendo o número 1 do Brasil mesmo caindo uma posição nessa semana. Agora, o pupilo de Larri Passos ocupa o 38º posto na entidade e joga o ATP 500 da Basileia, onde estreia diante do finlandês Jarkko Nieminen na terça-feira.

Mesmo eliminado cedo em Rio Preto, João Olavo Souza, o Feijão, subiu um posto e está na 104ª colocação, a apenas 23 pontos do top 100. Rogério Dutra Silva, medalhista de prata no Pan de Guadalajara, caiu um degrau e ficou na 119ª posição. Os dois jogam essa semana em Medellín.

©João Pires
Thiago Alves fez ótima campanha em casa e subiu bastante no ranking da ATP
Outro destaque entre os tenistas nacionais foi ascensão do rio-pretense Thiago Alves. Após chegar à semi em sua cidade [onde perdeu para Mello], o jogador de 29 anos subiu 46 posições e estacionou na 350ª colocação, ainda bem longe do 88º lugar conquistado em julho de 2009.

E MAIS:Mostrando boa forma, Mello confirma em Rio Preto e volta ao top 100 após dois meses

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

Mello confirma boa fase em Rio Preto e fica a uma vitória de retorno ao top 100

Brasil tem nova semana de "gangorra" e Bellucci é o único no top 100 da ATP

Brasil volta a ter dois representantes no top100 com subidas de Bellucci e Feijão

Feijão encara quali do forte ATP 500 de Pequim em busca de retorno ao top100

Sérgio Cabral vai a Londres para trazer ATP Finals ao Rio de Janeiro

ESPECIAL:Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 31 de Outubro de 2011 às 05:53


Notícias