Confusão

A procura de recorde, Santoro se esquece de que nova década começa apenas em 2011

Santoro quer ser o primeiro tenista a jogar Grand Slams em quatro décadas. Mas para isso o francês terá que jogar até 2011


O desavisado Fabrice Santoro
Fabrice Santoro cogitou nesta terça-feira adiar sua aposentadoria e jogar o Aberto as Austrália em janeiro de 2010. A intenção do tenista de 36 anos é se tornar o primeiro da história a jogar torneios de Grand Slams em quatro décadas diferentes.

O francês, contudo, só se esqueceu de um detalhe. A segunda década do século 21 começa em 2011, não em 2010. Assim, caso queira se tornar de fato o primeiro homem a atuar em Majors em quatro décadas diferentes, Fabrice deverá esperar um ano mais depois do torneio australiano, que tem estreia marcada para 18 de janeiro de 2010.  

Nascido em 9 de dezembro de 1972, Santoro, que jogou seu primeiro Grand Slam no nono ano da década de 1980, em 1989, nunca venceu um evento desta série. O francês tem cinco títulos de torneios de ATP, e ao longo de sua carreira se destacou mais por seu jogo ao mesmo tempo vistoso e inusitado (ele é um dos únicos a bater tanto o backhand quanto o forehand com as duas mãos) do que por seus resultados.

Confusões em relação ao calendário como esta, que levou o francês a acreditar que poderia se tornar o único a participar de Grand Slams em quatro décadas diferentes, são comuns. Na passagem de ano de 1999 para o ano 2000, algumas pessoas chegaram a comemorar a chegada do novo milênio. Algum tempo depois, contudo, os desavisados contaram que a última década do século 20 apenas se encerraria com a chegada do ano de 2001.

Vale lembrar que o calendário cristão começa no ano 1. Assim as décadas se encerram com a chegada de um ano que tem ao seu final o número 1, como 2011. Em 2010 Santoro não baterá este recorde.

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ "Tomo muito cuidado para os rankings não me distraírem", diz Djokovic

+ Andy Murray jogará a Copa Hopman visando o Australian Open

+ Em boa fase, Soares acredita na classificação para o ATP World Finals

+ Bellucci espera consolidar boa fase na Copa Petrobrás

+ "Esse pode ser o começo de uma nova rivalidade", diz Sampras


ESPECIAL: Um último truque
Depois de 20 anos no circuito, o jogador conhecido por todos como "o mágico" está usando sua varinha pela última vez. Fabrice santoro agora reflete sobre sua singular carreira


Felipe De Queiroz

Publicado em 28 de Outubro de 2009 às 08:00


Notícias