Sem Serena, Roland Garros terá campeã inédita de Grand Slam

As quatro semifinalistas do torneio jamais conquistaram um título de Major

Da redação em 2 de Junho de 2010 às 12:45

Stosur, Jankovic, Dementieva e Schiavone buscam título inédito
Com a derrota de Serena Williams, um fato curioso marcará as semifinais femininas de Roland Garros em 2010. As quatro tenistas que ainda seguem vivas no torneio buscam um mesmo objetivo: vencer o primeiro título de Grand Slam.

De um lado da chave, a australiana Samantha Stosur - algoz de Justine Henin e Serena - encara a sérvia Jelena Jankovic. Do outro, Elena Dementieva - em seu 46º Grand Slam consecutivo - mede forças com a surpreendente italiana Francesca Schiavone, primeira italiana a chegar em uma semifinal de Major na Era Aberta.

Quatro tenistas de nacionalidade diferentes, de perfis diferentes, mas todos com o mesmo sonho, o de ganhar o primeiro Grand Slam. O fato não é nada comum no tênis, sendo que a última mulher a vencer seu primeiro torneio deste porte foi Ana Ivanovic, em 2008, justamente em Roland Garros.

De lá para cá, apenas tenistas que já haviam vencido Majors foram campeãs, caso de Serena Williams [US Open 2008, Australian Open 2009 e 2010 e Wimbledon 2009], Svetlana Kuznetsova [Roland Garros 2009] e Kim Clijsters [US Open 2009], todas tenistas que conheciam o gosto de um título como estes.

Entre as quatro semifinalistas de Roland Garroseste ano a que mais chegou perto de ganhar um Grand Slam foi Dementieva, vice-campeã em Roland Garros e no US Open, ambos em 2004. Aos 28 anos, a russa é a tenista em atividade que mais Majors seguidos disputou, o que lhe dá, em termos de experiência, uma vantagem sobre as outras três rivais.

Jankovic, que já chegou a quatro semifinais de Grand Slam, tenta a sua segunda decisão e, claro, o título para provar aos críticos que merece a alcunha de ex-número um do mundo, posição que atingiu em 2008. Grande nome do torneio até o momento, Stosur também chegou à semifinal em Paris no ano passado, mas desta vez quer ir além, e para isso chega com a confiança de ter batido duas ex-campeãs, Henin e Serena.

Correndo por fora, Schiavone - que já entrou para a história do tênis italiano - chegou pela primeira vez entre as quatro melhores em um Major e tentará continuar sendo a grande zebra do torneio para levar este título inédito para o país da bota. As apostas estão em aberto e dificilmente se pode prever quem será a campeã. A única coisa certa é que o histórico quadro dos campeões de Grand Slam ganhará mais um nome.

Mais notícias sobre Roland Garros...

+ "Ser o mais velho entre os oito é especial", diz Melzer
+ "Tinha a impressão de que poderia acertar qualquer bola", diz Serena

+ Após parodiar Nadal, Djokovic nega briga com espanhol

+ Contra freguês, Federer joga pela história
+Djokovic dispara contra imprensa em Roland Garros

ESPECIAL:Paciência de Jó- Para vencer no saibro, é preciso ter estratégia, técnicas adequadas, preparo físico e também muita paciência(Confira!)

Notícias

Mais Notícias