Espanhol quer evitar lesões que atrapalharam seu desempenho em 2010 e sonha em se igualar a Rod Laver, com quatro Majors em seguida
Da redação em 22 de Dezembro de 2010 às 11:39
Nadal comemora título inédito no Australian Open em 2009 e quer repetir dose no ano que vem |
Quadrifinalista em 2010, o líder do ranking busca o seu bicampeonato no evento australiano, já que triunfou na temporada passada ao bater Federer na decisão. Na ocasião, o espanhol teve que "consolar" o rival, que acabou em prantos após a premiação. Porém, mesmo com todo o favoritismo que carrega para Melbourne, Nadal tem consciência de que, para levar a melhor novamente na Austrália, deverá estar muito bem fisicamente e com a parte técnica mais do que apurada. "A situação que eu vivi na Austrália foi muito difícil", disse o atleta sobre o abandono contra Andy Murray em 2010, por conta de uma lesão no joelho. "Ele vinha jogando muito bem, em Doha e Abu Dhabi. Me lesionei e precisei desistir do jogo. Sei que abandonar partidas em um torneio como o Aberto da Austrália é algo feio. Eu vivi momentos difíceis. Foi um choque", declarou o atleta de 24 anos.
Ao relembrar de momentos difíceis pelos quais passou no último ano, o chamado "Touro Miúra" elogiou sua própria trajetória após o título de Roland Garros, onde faturou o caneco no gramado de Wimbledon e no piso rápido de Nova York pela primeira vez na carreira. "Vencer o US Open foi mais que um sonho. Fiz as coisas certas, joguei muito bem. Da primeira rodada até o fim, o meu nível foi outro", opinou o jogador de Manacor.
Deixando o circuito de lado, Nadal se concentra para a segunda parte dos duelos contra Federer pelas ações sociais dos dois gênios dos esporte. Na última terça-feira, em Zurique, Federer venceu por 2 sets a 1, mas o que mais importou foi a arrecadação de US$ 2,5 milhões, que vão ser encaminhados para a Roger Federer Foundation, que apóia projetos na própria Suíça e no continente africano. Já nesta quarta, Rafa será o anfitrião e a renda da partida será doada para a instituição do espanhol, que ajuda na inclusão social de jovens e orienta crianças com deficiências. "Eu sempre tenho contato com a vida real. Quero que a minha Fundação dê oportunidades a uma criança que ela normalmente não teria", completou o campeão também fora das quadras.
Nadal e Federer fizeram na última terça-feira a primeira exibição entre ambos e o suíço levou a melhor |
Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...
+ Na expectativa, Nadal revela estar "assustado" com chance de se igualar a Laver
+ Exigente, mãe de Nadal mostra quem é o número um em casa: "Ele vai ao supermercado e tira o lixo!"
+ Em ano dos sonhos, Nadal é considerado Personalidade Esportiva pela BBC
+ Fã de Ronaldo e Romário, Nadal vê Messi como favorito para vencer Bola de Ouro
+ Em jornada solidária, Nadal e Federer terão exibições transmitidas online
ESPECIAL: Artilheiro espanhol- Confira as principais atrações do torneio que trouxe o sucesso de Nadal na grama de Wimbledon ao passo que a Espanha conquistava o mundo no futebol (Confira!)