Mineiro mostrou raça para repetir Meligeni e Saretta e derrotar o aguerrido adversário
Da redação em 4 de Agosto de 2019 às 21:46
Foto: Divulgação/Pan de Lima
João Menezes conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americano de Lima, no Peru. Neste domingo (4), ele mostrou toda sua raça e concentração para bater o chileno Tomas Barrios por 7/5, 3/6 e 6/4 e conquistar o campeonato.
Assim, ele devolve o ouro para o país na categoria, vencido pela última vez no Pan do Rio de 2007 por Flávio Saretta. Antes disso, Fernando Meligeni havia sido o último a ficar com o ouro. Curiosamente, os três tenistas venceram chilenos na decisão.
Leia mais:
+ Carol Meligeni perde para favorita e fica com o 4º lugar no Pan de Lima
+ Rogerinho fica com o vice-campeonato no Challenger de Liberec e se aproxima do top #200
O resultado fecha a campanha do Brasil no torneio de tênis dos Jogos Pan-Americanos de Lima. O país alcançou a medalha de bronze nas duplas femininas com Carol Meligeni e Luisa Stefani e ficou com o 4º lugar na chave de simples, também com Carol.
Barrios começou melhor na partida, abrindo 2 a 0. Depois de duas confirmações de saque para cada tenista, Menezes teve uma chance de quebrar o serviço do oponente, mas o forte saque de Barrios manteve a vantagem.
No nono game, o chileno abriu rapidamente 40/15 e passou perto de fechar. João se recuperou, salvou duas e teve um break point salvo. Valente, ele aproveitou a oportunidade seguinte e venceu o saque do rival, empatando em 5/5. João seguiu firme, venceu os dois games seguintes e venceu o primeiro set.
Foto: Divulgação/COB
O tenista de Santiago pressionou e teve dois break points no primeiro game do segundo set. João ganhou ambos e abriu 1/0. Tomas venceu os dois games seguintes e tomou a frente do marcador. João reagiu e empatou. Bem na rede, o rival do mineiro encaminhou uma sequência dois games e tomou o controle da partida. Em uma quebra de saque logo depois, Barrios empatou a partida.
Dono da 286ª colocação do ranking da ATP, Barrios largou na frente após quebrar o saque do brasileiro e confirmar o seu. João mostrou força e trouxe a igualdade para o placar. O mineiro de Uberaba teve três break points, mas o aguerrido oponente soube combinar boas deixadinhas e subidas certeiras à rede para confirmar o saque.
Menezes sofreu no game seguinte, precisando salvar dois breaks para empatar em 3 a 3. Guerreiro, ele quebrou o saque do rival e abriu vantagem. Sacando para o jogo após duas confirmações de saque, ele elevou o nível e fechou o placar.
Leia mais:
+ Confira a biografia de João Menezes