Federer exalta superação de Nadal e busca se inspirar no rival para reagir na reta final do ano

Suíço caiu muito de produção na atual temporada, porém usa exemplo de Rafa para conseguir de volta a confiança nos bons resultados dentro de quadra

Por Matheus Martins Fontes, da redação em 8 de Outubro de 2013 às 12:44

Xangai (China) - Quando a má fase é nítida, o jeito é procurar inspiração para voltar ao trilho das vitórias. Para Roger Federer, que caiu para a sétima posição do ranking, a alternativa é olhar para quem está comendo a bola em 2013, e ninguém venceu tanto no ano como o espanhol Rafael Nadal, maior rival do suíço no circuito.

Nadal tem sido o destaque de 2013, por isso Federer busca inspiração no espanhol para reagir

Em 2013, o espanhol conquistou 10 títulos, entre eles dois Grand Slams (Roland Garros e US Open) e cinco Masters 1000 (Indian Wells, Madri, Roma, Montreal e Cincinnati), e, na última segunda-feira, voltou ao posto de número 1 do mundo.

Muitos duvidavam do retorno de Rafa assim que ele anunciou, após Wimbledon no ano passado, um longo período de recuperação do joelho esquerdo. Foram mais de sete meses de incertezas, dúvidas e críticas dos mais céticos, porém Nadal deu a volta por cima na carreira. Por isso, Federer admira o atual momento do adversário e quer usar a mesma motivação a fim de retornar ao seu melhor nível.

"Foi um retorno incrível de Rafa. Há um ano, as pessoas falavam que ele não poderia mais jogar tênis em alto nível. Hoje, ele é o número 1 do mundo. As coisas mudam rápido no tênis, essa é a beleza do nosso esporte", explicou Federer, campeão de 17 Grand Slams.

Para o suíço, a primeira chance de "encarnar" o espírito de Nadal é no Masters 1000 de Xangai, onde enfrenta na estreia o italiano Andreas Seppi, que passou pelo australiano Lleyton Hewitt nessa terça-feira. 

Notícias Roger Federer inspiração Rafael Nadal número 1 volta fase lesão superação carreira 2013

Mais Notícias