Ex-número um, Wilander critica Federer e põe Nadal como favorito na Austrália

Sueco, que se destacou no tênis na década de 1980, achou que suíço teve um ano terrível e que não conseguirá vencer no primeiro Grand Slam de 2011

Da redação em 29 de Dezembro de 2010 às 11:35

Se depender da opinião do ex-número um do mundo Mats Wilander, Roger Federer não conseguirá defender sua coroa no Australian Open, em janeiro. O sueco, que conquistou sete torneios de Grand Slam na carreira na década de 1980, afirmou nessa semana que o suíço já não apresenta o melhor tênis da atualidade e acredita que o ano do maior jogador de todos os tempo foi desastroso.

Federer é o atual campeão na Austrália, mas para Wilander, suíço não conseguirá defender sua coroa

Dono de 33 troféus na carreira, Wilander foi campeão do primeiro Grand Slam do ano em três oportunidades (1983, 1984 e 1988) e coloca Nadal como principal candidato ao caneco em Melbourne, seguido de Murray e Djokovic. Além disso, não poupou críticas a Federer, a quem considera ter feito uma fraca campanha em 2010. "Nadal é o forte candidato para o Aberto da Austrália. Novak Djokovic e Andy Murray também têm chances. Já o Roger, quem sabe. Ele teve um ano terrível e vai tentar voltar a boa forma em 2011, mas eu acho que será uma situação de vida ou morte para ele", declarou o sueco de 46 anos.

Ex-líder do ranking, sueco Mats Wilander acredita que Nadal vencerá Australian Open em 2011
Aposentado do circuito profissional desde 1996, Wilander enfatiza o quanto o nível do tênis mudou comparado a sua época, deixando claro que Federer e Nadal fincaram uma dinastia no esporte nesta década. "Ultimamente, o circuito é disputado nas primeiras quatro rodadas quando todos estão juntos, mas o esporte é fortemente dominado por Roger e Rafa. Nos anos 80, era mais interessante porque era bem mais aberto, na minha opinião", opinou o sueco, que ajudou seu país a conquistar três títulos da Copa Davis nos anos 80.

Em mais de 15 anos como profissional, o europeu conseguiu gravar seu nome na história do esporte. Levou a Suécia à final da Davis por sete anos consecutivos, tornou-se um dos únicos atletas a conseguir Majors em todas as superfícies. Apesar de nunca ter vencido o torneio de Wimbledon, ele conquistou por duas vezes o Aberto da Austrália quando o evento era ainda disputado em quadras de grama. Em Roland Garros, Wilander levou o troféu por três vezes e chegou à glória no US Open, em 1988.

Mais notícias sobre Roger Federer...

+ Ao contrário de Nadal, Federer descarta Davis e renuncia Monte Carlo em 2011

+ Anfitrião, Federer vira "guia turístico" de Nadal em Zurique

+ Federer faz honras da casa e busca Nadal no aeroporto em Zurique

+ Acostumado a vencer, Federer decepciona e é apenas o 3º melhor atleta da Suíça

+ Federer, Nadal e Sharapova lançam nova coleção para o Aberto da Austrália

ESPECIAL: Australian Open 2010- Relembre como foi a vitória de Federer e veja os bastidores do torneio(Confira!)


Notícias

Mais Notícias