Após vitória contundente, Bellucci diz estar motivado para recuperar melhor tênis em Indian Wells

Paulista passou por Jurgen Melzer no último domingo e voltou a superar top 20 após longo jejum; na sequência, número 1 do país encara Davydenko

Da redação em 12 de Março de 2012 às 03:53

No último domingo, o paulista Thomaz Bellucci fez uma de suas melhores apresentações nos últimos meses ao bater o austríaco Jürgen Melzer, 20º colocado do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3, em apenas 1h08min e avançou à terceira rodada do Masters 1000 de Indian Wells, competição jogada sobre o piso rápido.

Bellucci anotou vitória convincente sobre Melzer e enfrenta Davydenko na sequência em Indian Wells
O paulista não vencia um jogador top 20 desde o Masters 1000 de Madri, em maio do ano passado, quando realizou a melhor campanha até aqui em evento de tal porte - superou Andy Murray, 4º da ATP, e Tomas Berdych, 7º, antes de cair frente a Novak Djokovic, número 1 do mundo, em três sets na semifinal.

Dessa forma, Bellucci iguala a campanha realizada no evento em 2011 e, pelo menos, vai se manter no top 50 em ranking a ser divulgado na próxima segunda-feira. O pupilo de Larri Passos não faz uma boa temporada e tem a semifinal do Brasil Open como seu melhor resultado na temporada. Antes da competição paulistana, para se ter uma ideia, o jogador não vencia duas partidas consecutivas (em torneios ATP) havia mais de seis meses.

Mesmo com apenas 46% de aproveitamento com o primeiro saque, Bellucci foi eficiente quando acertou a primeira bola, conquistando incríveis 91% dos pontos. Além disso, anotou 4 aces e não cedeu sequer uma oportunidade de quebra a Melzer. "Procurei ser agressivo o tempo todo para não deixá-lo tomar a iniciativa. O saque me ajudou muito, consegui jogar com o primeiro saque nos pontos importantes. Também me mantive sólido de fundo", analisou o número 1 do Brasil. 

O tenista brasileiro reconheceu que o triunfo de ontem é um grande fator para recuperar sua confiança, principalmente vindo em uma quadra onde o jogador não é especialista. "É o tipo de vitória que motiva, principalmente para mim que estou tentando reencontrar o meu melhor tênis", declarou.

O técnico Daniel Orsanic também fez uma avaliação positiva sobre o que observou em quadra. "Thomaz jogou firme, com autoridade, fez o Melzer se movimentar em quadra, não dando espaço para ele se impor no jogo", explicou. Na próxima terça-feira, Bellucci enfrentará o russo Nikolay Davydenko por uma vaga nas oitavas de final em Indian Wells.

O ex-top 3, que foi campeão do ATP Finals em 2009, ocupa atualmente a 43ª colocação do ranking e, mesmo não estando no auge de sua forma, lidera o confronto direto contra o brasileiro (vitória na segunda rodada do Masters de Paris, em 2010). "Ele joga reto, contra-ataca bem e é rápido. Vai ser um jogo duro como sempre", concluiu Bellucci.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Bellucci estreia contra tcheco em Indian Wells e tem Federer do mesmo lado da chave

Com "ajuda" de rivais, Bellucci se mantém no top 50 da ATP

Bellucci segue para os EUA, define calendário até Roland Garros e busca recuperação no ranking

+Bellucci completa turnê pífia no saibro latinoamericano e não vence top 50 há 9 meses

ATP confirma prejuízo, Bellucci despenca e ocupa pior ranking em dois anos

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Notícias

Mais Notícias