Reencontro histórico na Argentina
Quinze anos depois do último confronto, Martina Navratilova e Gabriela Sabatini se reencontraram no evento "El día y la noche" disputado em Buenos Aires, na Argentina. No confronto direto, a tcheca naturalizada norte-americana disputou 21 jogos contra a musa sul-americana, vencendo em 15 oportunidades. Porém, na última vez em que entraram em quadra como profissionais, Sabatini levou a melhor.
Quase sete horas por uma vaga!
O capitão John Lloyd organizou uma seletiva para escolher os integrantes da equipe britânica na Copa Davis. A idéia era avaliar a qualidade técnica e observar quais tenistas estavam preparados fisicamente para os jogos. Mas, talvez, nem Lloyd esperava ver tanto empenho. Chris Eaton (foto) e James Ward disputaram uma maratona de 6h40min. Eaton, de 21 anos, venceu no quinto set: 6/3, 6/2, 6/7(3), 2/6 e 21/19. Mas, sem Andy Murray, a Grã-Bretanha perdeu para Ucrânia.
Ainda não foi desta vez
Muita gente acredita que, com um treinador fixo, Roger Federer pode vencer Rafael Nadal, voltar à liderança do ranking e bater o recorde de Grand Slams de Pete Sampras. E ele bem que tentou formar uma parceria. O escolhido foi o australiano Darren Cahill (foto), que já treinou Andre Agassi e Lleyton Hewitt. Mas, antes mesmo do início do trabalho, Cahill abriu mão de treinar o número dois do mundo, pois não queria encarar as semanas viajando pelo circuito e quer curtir os filhos e a família, nos Estados Unidos.
Danielzinho entra de gaiato e vence
O jovem Daniel Silva foi à Espanha disputar alguns torneios em março. Sem estar previamente inscrito no Future de Sabadell, resolveu disputá-lo. Teve de jogar o quali e passou. Entrou como cabeça- de-chave número um e faturou o título perdendo um set somente durante a semana. O que comprova que o nível do garoto, que no Brasil Open passou um duro qualifying, já não é mais o dos Futures.
Campeã mais uma vez
Serena Williams mostrou que está pronta para manter o seu domínio nos próximos torneios da temporada. Ela fez alegria dos fãs com a conquista do torneioexibição The Billie Jean King Cup, em Nova York. A competição foi disputada no Madison Square Garden pelas irmãs Serena e Venus Williams, e pelas sérvias Ana Ivanovic e Jelena Jankovic. Na decisão entre irmãs, Serena levou a melhor e derrotou Venus por 6/4 e 6/3.
#Q#Brasil brilha em Sul-americano de Seniors
Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Peru levaram suas equipes para disputa do Sul-americano de Seniors de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O torneio ocorreu no início de março e o País foi campeão na categoria 65 anos masculino, com Marcos Santos, José Barbieri e o capitão Hayrton Ferreira. Além deste título, o Brasil foi vice nos 40, 50, 70 e 75 anos masculino e nos 60 anos feminino.
Troféu Brasil de Tênis
Enquanto os países mais fortes no tênis disputavam a primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis, muitos tenistas brasileiros também entraram em quadra para uma competição por equipes, a terceira edição do Troféu Brasil de Tênis. Quatro equipes disputaram as semifinais e o Minas Tênis Clube, atual campeão da competição, e o Esporte Clube Pinheiros - as duas equipes que mais investiram em atletas em atividade no circuito profissional - venceram com facilidade a primeira fase e vão decidir o torneio no segundo semestre. Confira os resultados:
Grupo I
Minas Tênis Clube (MG) 5x0 Praia Clube (MG)
Brian Dabul (MTC)v. Carlos Severino (Praia C.) 6/3 e 6/1
Thiago Alves (MTC) v. Leandro Ribeiro (Praia C.) 6/4 e 6/5(3)
Marcelo Melo/André Sá (MTC) v. Ribeiro/Severino (Praia C.) 6/3 e 6/0
Bruno Soares (MTC) v. Marcelo Resende (Praia C.) 6/2 e 6/1
Pedro Braga (MTC) v. João Santos (Praia C.) 2/0 e des.
Grupo II
Esporte Clube Pinheiros (SP) 3x0 Clube Athlético Paulistano (SP)
João Souza (ECP) v. Pablo Albano (CAP) 6/1 e 6/0
Ricardo Hocevar (ECP) v. Frederico Casaro (CAP) 6/3 e 6/2
Souza/Hocevar (ECP) v. Roberto Cavalcanti/Casaro (CAP) 6/1 e 6/1
Os dois últimos jogos não foram disputados
Agasi e Graf sob novo teto
Andre Agassi e SteffiGraf r e a l i z a r ã o uma exibição na inauguração do novo teto retrátil da quadra central de Wimbledon. A organização inglesa quer que o casal dispute jogos contra Tim Henman e Kim Clijsters.
Despedida marcada
O russo Marat Safin já escolheu o torneio que será palco de suas últimas atuações como tenista profissional. "Farei a minha despedida no Masters de Paris, onde joguei o meu melhor tênis e onde venci a Copa Davis", afirmou o russo. Antes da declaração do tenista, havia grande expectativa em uma despedida no ATP de Moscou, sua cidade natal. Safin venceu 15 títulos na carreira, entre eles, o US Open em 2000 e o Australian Open em 2005.
Meninos e meninas no Cosat
Nas sete primeiras etapas do Circuito Cosat 2009 o Brasil não conquistou nenhum título. E foi o gaúcho Guilherme Clezar (foto) que levantou a primeira taça de campeão na categoria 18 anos no Uruguai. Antes, Clezar havia sido vice no Chile e feito semifinal na Argentina. No entanto, outros jovens brasileiros também se destacaram nas etapas chilena, argentina e uruguaia da Gira. Martina Yurgel foi vice dos 16 anos no Chile. Na mesma categoria, Vitor Galvão e Gabriela, também foram finalistas na Argentina.
#Q#
Nadal, mais uma vez, foi fator decisivo para a Espanha |
COPA DAVIS - PRIMEIRA RODADA
A primeira rodada da Copa Davis já proporcionou encontros entre nações fortes e bons jogos. Quem jogou em casa levou a melhor e apenas Israel, que encarou a Suécia com portões fechados, e a Rússia, que visitou a Romênia, conseguiram vencer jogando em terreno adversário.
A grande atração da rodada era o confronto entre Espanha e Sérvia. No entanto, a supremacia da atual campeã acabou tirando um pouco da emoção do confronto. Mesmo com Novak Djokovic, os sérvios só pontuaram nas duplas e a Espanha, liderada por Rafael Nadal, venceu por 4 a 1.
Finalista em 2008, a Argentina atropelou a fraca equipe da Holanda por 5 a 0, mesmo sem contar com David Nalbandian e Juan Martin Del Potro. Os Estados Unidos também mostraram sua força ao derrotarem a Suíça, que não teve Roger Federer, por 4 a 1. Em um dos confrontos mais equilibrados da rodada, a República Tcheca venceu o talentoso e jovem time da França por 3 a 2. Gilles Simon, em sua estreia na Davis, não conseguiu apresentar seu melhor tênis e perdeu as duas partidas de simples que disputou.
Resultados da primeira rodada da Davis
Estados Unidos 4 x 1 Suíça
Espanha 4 x 1 Sérvia
Suécia 2 x 3 Israel
República Tcheca 3 x 2 França
Argentina 5 x 0 Holanda
Alemanha 3 x 2 Áustria
Croácia 5 x 0 Chile
Romênia 1 x 4 Rússia
Confrontos de quartas-de-final
Argentina x República Tcheca
Estados Unidos x Croácia
Israel x Rússia
Alemanha x Espanha
Djokovic não pôde com a força dos donos da casa
Marcos Daniel selou o confronto contra a Colômbia em 2008 |
BRASIL ENCONTRA COLOMBIANOS DE NOVO
A Colômbia, de Alejandro Falla e Santiago Giraldo, venceu o Uruguai, por 5 a 0, na primeira rodada do Zonal Americano da Copa Davis e enfrentará novamente o Brasil por uma vaga no Play-off para o Grupo Mundial. O confronto está marcado para os dias 8, 9 e 10 de maio, desta vez em território colombiano. Em 2008, o time brasileiro ganhou da Colômbia em Sorocaba e depois foi jogar o Play-off contra a Croácia, fora de casa.
O novo Coordenador do Tênis Brasileiro, Emilio Sánchez, acredita em vitória do País, mas prevê equilíbrio no confronto. "Temos 50% de chances de vencer. Colombianos e brasileiros jogam de igual para igual. Está claro que os adversários têm o fator de jogar em casa, em superfície escolhida por eles e altitude a favor deles, mas creio que o Brasil tem potencial para vencer", disse o atual campeão da Davis, como capitão da Espanha. Este será o sétimo encontro entre os países. Nos seis anteriores, o Brasil levou a melhor.
Sem Alejando Falla no time, Santiago Giraldo não conseguiu dar a vitória aos colombianos em Sorocaba
Publicado em 23 de Março de 2009 às 14:01