Boa ação!

Wimbledon arrecada 15 mil euros com bolas usadas e investe no tênis britânico

Em 2010 foram usadas mais de 54 mil bolas durante o torneio, revendidas a 1 euro cada para ajudar o tênis local


Quando falamos de um torneio de Grand Slam mencionamos um evento de tamanho monstruoso, onde as principais estrelas do tênis se reúnem em busca dos quatro títulos mais importantes da temporada. Curioso, os bastidores destes torneios trazem fatos impressionantes para os amantes do esporte. Afinal, quem poderia imaginar que as bolas usadas pelos atletas durante as partidas e treinos pudessem ser revendidas e arrecadar mais de 15 mil euros para investir no tênis local?

Ao todo, a edição 2010 de Wimbledon teve 631 jogos em chaves principais, contando apenas as chaves masculina e feminina, duplas masculina, feminina e mistas, juvenil masculino e feminino e duplas juvenis masculinas e femininas. Este número não leva em conta nem as chaves qualificatórias e nem as exibições e cadeirantes, o que o levaria perto da casa dos 1000 jogos.

Nos jogos oficiais, as bolas são trocadas nos primeiros sete games e depois a cada nove games. Para os treinos, são disponibilizadas, por dia, seis novas bolas para cada tenista. Segundo levantamento realizado pelo site oficial do torneio, mais de 54 mil bolas foram usadas em 2010.

Para cuidar do destino de todas estas, uma equipe especial coordenada pelo britânico Derek Dimmer trabalhou diariamente em All England Club, mostrando a importância de funcionários e voluntários no bom andamento de um evento deste porte. Derek tem um time de sete garotas especialmente selecionadas que tem como função resgatar as bolas usadas pelos atletas durante os treinamentos, que normalmente se perdem pelas quadras do fundo do complexo.

Uma vez recuperadas as bolas, elas se juntam às usadas em partidas oficiais e passam por uma rígida seleção para saber se ainda possuem condições de jogo. Afinal, devido à alta exigência dos profissionais as bolas não são usadas por muito tempo antes de serem trocadas, apresentando ainda plenas condições para serem utilizadas por tenistas amadores.

Sendo assim, as bolas ainda em boas condições são colocadas a venda nas lojas oficiais de Wimbledon ao preço de 1 euro cada, sendo que, se compradas em uma caixa com três, saem por 2,5 euros. Em 2009, foram arrecadados 15 mil euros em vendas de bolas usadas no torneio, um dinheiro todo revertido para a Associação de Escolas de Tênis Britânicas, que usa a verba para investir na educação e iniciação no tênis de crianças do país.

Para os fãs de tênis, a recuperação das bolas é ainda uma bela alternativa para levar para casa uma boa lembrança de Wimbledon, já que as bolas contem a inscrição "Wimbledon 2010" e podem ser um belo presente para amigos e familiares. Uma bela iniciativa, que agrada a todos e serve de exemplo para todo o planeta.

Mais notícias sobre o torneio de Wimbledon...

+ Oito anos depois, Wimbledon volta a ter o charme e a beleza de Kournikova
+ Nadal é multado em US$ 2 mil por receber instruções do técnico
+ Em época de Copa, Wimbledon tem oito países diferentes nas quartas

+ Kournikova e Hingis jogam chave de veteranos e "estreiam" em Wimbledon

+ Fanáticos, Federer e Serena cobram FIFA e pedem arbitragem eletrônica no futebol

ESPECIAL:Tênis, custe o que custar! - Felipe Andreoli, o descontraído repórter do programa CQC, não perde o bom humor sequer dentro de quadra (Confira!)

Da redação

Publicado em 5 de Julho de 2010 às 10:32


Notícias