Recorde à vista

Semifinal em Roland Garros garante a Federer recorde de Sampras

Com 720 pontos no Aberto da França, o número um do mundo garante a liderança do ranking por mais algumas semanas


Roger Federer, campeão do US Open, em 2008
A hegemonia de Roger Federer no circuito mundial de tênis já dura mais de cinco anos. Em 2003, o ele venceu seu primeiro Grand Slam, em 2004, alcançou a liderança do ranking e, daqui a um mês, o maior campeão de Grand Slams em todos os tempos poderá alcançar mais uma consagração, chegando a 287 semanas como primeiro do mundo e superando o recorde de 286 semanas, que pertence ao norte-americano Pete Sampras.

Para garantir o feito, basta que Federerfaça o que vem fazendo há seis anos, desde que foi derrotado por Gustavo Kuerten, na segunda rodada de Roland Garros, em 2004. Desde o inesperado revés para o brasileiro, Federer, no mínimo, alcançou as semifinais de cada Major que participou e é justamente a esta fase que Federer precisa chegar para tomar para si o recorde, hoje de Sampras.

Campeão no ano passado, Federerdefende 2000 mil pontos em Paris, ao passo que seus principais rivais, Rafael Nadale Novak Djokovic, defendem respectivamente 180 e 90 pontos. Com 3150 pontos de vantagem para o espanhol, e 3625 para o sérvio, o suíço só perde o recorde se cair antes da semifinal e um dos dois rivais alcançar o título.

                           MAIS: Siga a Revista TÊNIS, agora no Twitter!

 

Sem cair precocemente há tanto tempo, é improvável que Federer deixe escapar a liderança logo após Roland Garros, mas, caso aconteça, parece difícil que o suíço siga como número um, haja vista o tênis jogado por Nadal no saibro esse ano, que faz de uma vitória do espanhol em Roland Garros uma aposta quase certa.

Se há poucos indícios de que Federer deixará de ser número um em Roland Garros, nada indica, contudo, que a liderança de Federer continue por muito tempo. Como Nadal praticamente não tem pontos a defender em Roland Garros e Wimbledon, e tem menos pontos a defender que seu rival no US Open e no ATP Finals, o espanhol tem tudo para terminar pela segunda vez um ano como primeiro do mundo.  

Mais notícias sobre Roger Federer...

+ Federer se solidariza com os problemas de Del Potro

+ Federer garante que sua prioridade é ganhar Estoril novamente
+ Verdasco sonha com final em Wimbledon contra Roger Federer

+ Duelo Federer x Nadal pode completar um ano de jejum em maio
+ "Espero conseguir me recuperar", diz Federer após derrota


ESPECIAL:Paciência de Jó- Para vencer no saibro, é preciso ter estratégia, técnicas adequadas, preparo físico e também muita paciência(Confira!)

Da redação

Publicado em 17 de Maio de 2010 às 08:35


Notícias