Heroína

Stosur diz que pausa para tratamento de doença foi a chave para o sucesso na carreira

Australiana lutou contra Doença de Lyme e meningite viral há quatro anos, mas nunca deixou de acreditar em seu potencial para vencer no esporte


Depois de ver Lleyton Hewitt brilhar no início dos anos 2000 com títulos do US Open, Wimbledon e do bicampeonato na Masters Cup, a Austrália passou por um período de ostracismo no tênis, se for considerada apenas a modalidade de simples. Resquícios foram Alicia Molik e Jelena Dokic, que chegaram às quartas do Australian Open ao longo da década, mas decaíram por conta de lesões e problemas pessoais.

Ron C Angle (TPL)
Sam Stosur surpreendeu no US Open e conquistou o primeiro Grand Slam de simples na carreira
No entanto, se nas simples o tênis australiano torcia para a aparição de um "salvador", nas duplas o sucesso vinha através de Samantha Stosur. A jogadora natural de Brisbane reinava nas duplas ao longo das temporadas e abocanhou nada menos do que quatro taças de Grand Slams (duas nas duplas tradicionais e duas nas mistas), além de ser número 1 do mundo.

"Ter sucesso nos Grand Slams foi meu sonho desde os oito anos de idade". Essa declaração resume a história de Stosur, que não satisfeita com o desempenho nas duplas, foi procurar os bons resultados também no individual. Em 2010, foi uma das grandes surpresas de Roland Garros ao chegar à final.

Depois disso, veio a glória que faltava em sua trajetória - uma campanha magistral no US Open, com direito a vitória em cima de Serena Williams na decisão em pleno 11 de setembro de Nova York. Mas nem tudo isso fez com que a atleta de 27 anos deixasse sua humildade de lado.

Ron C Angle (TPL)
Australiana teve que superar problemas de saúde para se sobressair no tênis
Em entrevista à Associated Press (AP),Stosur disse que o período que ficou parada por conta de uma recuperação da doença de Lyme a ajudou a ter uma segunda chance no esporte. "Foi um logo e lento processo, mas me deu uma chance de reavaliar meus objetivos e não deixar pedra no caminho para alcançá-los", declarou a atual número 7 do ranking, que também teve que se tratar de meningite viral há quatro anos.

"Às vezes, é fácil duvidar de suas habilidades com a longa jornada. Sempre trabalhei bastante para me tornar a melhor atleta que pudesse ser, e acreditei em mim mesma", concluiu Stosur, que parece dividir as atenções com Bernard Tomic como os grandes nomes da nação da Oceania.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Assediada, Kirilenko assume papel de musa em "esvaziado" torneio na China

+ Exemplo no esporte, Graf reprova comportamento de Serena na final do US Open

+ Imprensa sérvia divulga que Jelena Dokic teria visitado polêmico pai

+ Colaboradora desde 2006, Serena é nomeada Embaixadora do Unicef

+ Na terra do surfe, Stosur e campeã no atletismo ganham chave de Gold Coast

ESPECIAL:As 20 maiores musas do tênis!- Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos (Confira!)

Da redação

Publicado em 26 de Setembro de 2011 às 12:20


Notícias