Desafio

No Rio, Ana Clara Duarte inicia luta para tentar "voltar" à Austrália em 2011

Carioca de 21 anos conquistou seu maior título na Oceania e sonha com vaga no qualifying do primeiro Grand Slam da temporada


Divulgação
O território australiano traz boas recordações à número um do Brasil, que conquistou seu maior título em Cairns
Após encarar uma série de cinco torneios do outro lado do mundo, a guerreira Ana Clara Duarte pode ser recompensada com o maior feito da jogadora de 21 anos até o momento - a participação inédita em uma chave de Grand Slam. Para isso, a atleta natural do Rio de Janeiro precisa melhorar sua atual 238 posição no ranking, a fim de estar entre as 220 melhores para garantir sua vaga no torneio qualificatório do Australian Open do ano que vem.

Em busca do sonho, Ana Clara iniciou na última segunda-feira a participação dos últimos dois eventos de 2011 para conseguir preciosos pontos na lista da WTA. Na disputa do Challenger de Niterói nesta semana, a carioca passou pela argentina Aranza Salut em dois sets e avançou no evento que distribui US$ 25 mil em prêmios e é jogado nas quadras de saibro do clube Rio Cricket. Cabeça-de-chave número quatro, a carioca enfrenta na sequência a vencedora do duelo entre a compatriota Monique Albuquerque e a austríaca Tina Schiechtl, que jogam nesta terça-feira.

Ao terminar sua jornada em Niterói, a jovem brasileira embarca para a capital fluminense onde joga o Challenger local, a partir do próximo dia 29. Dois ótimos resultados em casa seriam determinantes para a maior esperança brasileira do tênis feminino, que poderia receber um "presente antecipado" de Natal, com destino ao primeiro Grand Slam de 2011, no complexo de Melbourne Park.

A Austrália é um ótimo lugar para a carioca, que decidiu se aventurar pela terra dos cangurus em busca de mais pontos ao ranking da WTA. Logo na primeira semana, venceu seu primeiro título de porte médio em Cairns. Ainda na turnê pelo outro lado do mundo, Ana Clara foi vice em Alice Springs e Mount Gambier, faturando quase 130 pontos ao longo de um mês e meio longe da família. De quebra, pode ter a chance de pisar nas quadras em Melbourne, obtendo uma prévia do que vai ser o Major australiano. "Clarinha", como é carinhosamente chamada, busca ser a primeira brasileira a participar de uma chave principal de um Grand Slam desde Andrea Vieira, que marcou presença no US Open de 1993.

Se você não teve oportunidade de ver, confira aqui uma entrevista com Ana Clara Duarte, logo após sua vitória no Challenger de Cairns, em setembro...

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Líder do ranking, Wozniacki é nomeada para Atleta do Ano na Dinamarca

+Ivanovic participa de vídeo de 'brasileiro' sensação do Youtube

+ Encantada, Navratilova rasga elogios para sua "sucessora" Henin

+ De férias, Sharapova cuida dos últimos detalhes para seu casamento

+ Em eleição de conselho, Wozniacki é a ''''bola da vez'''' na WTA

ESPECIAL:  As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 16 de Novembro de 2010 às 06:37


Notícias