Roland Garros 2014

Murray deixa claro que "aprendeu a lição" no saibro e busca surpreender Nadal

Britânico dificultou ao máximo as ações para Rafa há três semanas, em Roma, e agora garante que está confiante para avançar à final na França


Paris (França) - O britânico Andy Murray está na semifinal de Roland Garros pela segunda vez na carreira, após perder a de 2011 exatamente para Rafael Nadal em sets diretos. No currículo, o escocês busca o terceiro título de Grand Slam para somar às vitórias no US Open de 2012 e em Wimbledon 2013. O problema é que o britânico nunca sequer jogou uma decisão de torneio no piso lento.

Murray busca sua primeira final em torneios no saibro nesta sexta-feira contra Nadal em Roland Garros 

Mas o número 8 do ranking deixou bem claro que evoluiu bastante seu nível no saibro, principalmente após a última partida contra Nadal, no Masters 1000 de Roma, onde o espanhol só triunfou com 7/5 no terceiro set. Detalhe: Murray aplicou um sonoro 6/1 na primeira parcial.

“Definitivamente aprendi algumas coisas depois daquele jogo. Ficou mais claro em minha mente o que funcionava, e o que não. Eram condições, claramente, diferentes do que aqui, uma quadra diferente, bolas diferentes e outras coisas. Quando jogamos em Roma, estava muito frio. Estava chovendo e o clima, bem úmido. Já fiquei sabendo que a temperatura na sexta-feira será de 25 ou 26 graus. Então as condições mudaram, que tornam o jogo um pouco diferente também. Mas há coisas que aprendi naquele jogo que espero usar a meu favor amanhã”, analisou Murray.

O escocês busca se tornar o segundo homem a derrotar Nadal em Roland Garros. O octacampeão na França só perdeu um jogo na história do torneio – em 2009, Rafa foi batido pelo sueco Robin Soderling nas oitavas de final -, e tenta ser o primeiro jogador a conquistar o Aberto da França por cinco vezes seguidas.

Murray reafirma que não está satisfeito completamente com a semifinal na França e quer mais: “É um grande feito [semifinal em Roland Garros], mas não é só por isso que vim. Minhas metas são diferentes e as expectativas também diferem de outros jogadores. Espero muito de mim aqui. Coloco muita pressão para jogar bem nesses eventos, e até aqui tem dado certo. Felizmente há um longo caminho para percorrer ainda no torneio. Obviamente agora sei como vencer esses torneios. [Em 2011] Não sabia. Tentava demais, mas nunca tinha conseguido. Então espero que agora tudo isso me dê confiança e alívio para quando for entrar em quadra amanhã”, encerrou o britânico.

Da redação

Publicado em 5 de Junho de 2014 às 17:05


Notícias Andy Murray semifinal Roland Garros Rafael Nadal confiança alívio lição saibro