Racismo

Williams garantem que não jogarão Indian Wells em 2009

Vítimas de racismo no torneio em 2001, irmãs vão manter boicote mesmo com risco de punição pela WTA


Ella Ling / TPL
Racismo fez torneio de Indian Wells perder duas das principais estrelas do circuito feminino.

Um dos capítulos mais polêmicos do novo calendário sugerido pela WTA para as tenistas em 2009 será a participação das irmãs Williams no torneio de Indian Wells.

A competição é uma das mais importantes do mundo e estará entre os eventos que devem ser jogados obrigatoriamente pelas dez primeiras tenistas do ranking na próxima temporada. A punição para a ausência nestes torneios será suspensão da jogadora.

No entanto, Venus e Serena se recusam a participar de Indian Wells desde 2001, quando foram vítimas de comentários racistas. Grandes estrelas do circuito feminino, as irmãs Williams continuam garantindo que não vão jogar o torneio na próxima temporada.

"Não vou jogar em Indian Wells. Aconteceram coisas desagradáveis lá. Eu disse a Larry Scott (presidente da WTA) que certos fatos não deveriam ter acontecido, especialmente por eu ser afro-americana" afirmou Serena em reação às obrigações do novo calendário da WTA.

No início desta semana, o presidente da WTA se reuniu com as principais jogadoras da temporada, em Doha, onde as tenistas disputam o Masters para debater o calendário de 2009 e ainda tenta convencer as irmãs a jogar o torneio de Indian Wells no próximo ano.

"Tivemos uma conversa em tom mais emocional. Estou sensível às causas levantadas por elas, mas não tenho dúvidas de que gostaria de vê-las novamente por lá", afirmou Larry Scott.

A situação não deve ser resolvida facilmente, nenhum dos lados parece disposto a fazer concessões.
Rodrigo Linhares

Publicado em 7 de Novembro de 2008 às 19:19


Notícias