Davis

Vitória na Davis completa ano de ouro para o tênis espanhol

Campeões por equipes, espanhóis tiveram o melhor ano de sua história em 2008


ATPTennis
Espanhóis comemoram o título em Mar Del Plata
Pela terceira vez em oito anos a Espanha se sagrou campeã da Copa Davis. Mas, desta vez, a vitória teve um gosto ainda mais especial. Quando Fernando Verdasco venceu Jose Acasuso e assegurou a Ensaledera (troféu da Davis), coroou uma temporada de ouro para o país. Sem dúvida nenhuma, 2008 foi o melhor ano da história do tênis espanhol.

Com uma temporada fantástica, apesar da ausência na decisão, Rafael Nadal é o maior responsável por este sucesso. Além de ter tido participação decisiva nas fases anteriores da Davis, o jovem de Manacor se tornou o primeiro tenista espanhol a terminar uma temporada na liderança do ranking mundial, após tirar Roger Federer do posto que ocupava a mais de quatro anos.

A coroação de Nadal veio com o título no Masters Series de Toronto e o vice em Cincinati, uma semana antes de dar a maior alegria na história do tênis para a sua torcida. A medalha de ouro olímpica conquistada na China, diante de Fernando González na final, colocou o tenista de vez no coração dos espanhóis.

Nadal ganhou a medalha de ouro na China
Conhecido como o "Rei do saibro", Nadal ainda provou que é um tenista completo, ganhando o torneio de Queens e desbancando Federer em Wimbledon, aonde o suíço vinha de cinco conquistas seguidas. Na final, em uma das melhores partidas da história do tênis, Rafa se sagrou campeão após quase cinco horas de jogo, com 9/7 na quinta parcial.

Enquanto Nadal fazia história, outros tenistas espanhóis também buscavam o seu espaço e colocavam o nome do país no topo do cenário mundial. Nicolas Almagro começou o ano vencendo no Brasil e no México, chegando a ocupar a 11ª posição no ranking. Já David Ferrer, que passou a maior parte do ano entre os cinco melhores do mundo, venceu em Valencia diante de sua torcida.

Marcel Granollers, revelação do tênis espanhol, conquistou seu primeiro título como profissional, em Houston, vencendo James Blake na final. Enquanto o jovem debutava como campeão, o herói da final da Davis também levantava seu troféu em 2008. Fernando Verdasco, que fechou o ano como 16º do ranking, conquistou o ATP de Umag, na Croácia.

Além do namorado de Ana Ivanovic, outro que também triunfou e colocou o nome da Espanha no posto mais alto do pódio foi Albert Montañes, com a vitória em Amersfoort. Fechando a lista de campeões espanhóis, Tommy Robredo levantou o troféu em Bastad, completando a lista de 16 conquistas para o país.

ATPTennis
Verdasco é abraçado pelos companheiros após definir o título para a Espanha
No feminino, as espanholas também tiveram um grande ano, com destaque para a medalha de prata olímpica nas duplas, conquistada por Virginia Ruano Pascal e Anabel Medina. Assim como os rapazes, as moças também chegaram na final da maior competição por equipes, a FederationCup. Porém, não foram fortes o suficiente para superar o time russo.

Muitos países, como o Brasil, por exemplo, chegaram a ter o número um do mundo, mas não conseguiram obter a mesma supremacia em âmbito geral. Porém, o título da Davis não só prova que a Espanha é muito mais do que apenas o sucesso de Nadal, como também revela uma geração que ainda pode dar muitas alegrias ao país. Definitivamente, em 2008, a Espanha foi a pátria das raquetes.

Mais notícias sobre a final da Davis...

+ "Estar mais feliz é impossível", diz Nadal
+ Maradona não acompanha primeiro dia e é aguardado em Mar Del Plata

+ Mais de mil espanhóis aparecem no primeiro dia da final

+ Del Potro não consegue dormir antes da final da Davis
+ Nadal manda mensagem de apoio: "Vamos, Espanha. Podemos!"
+ Ao contrário de Nadal, Ferrer elogia público argentino
+ Final da Davis agita cidade de Mar Del Plata
+ Troféu da Davis chega a Mar Del Plata com forte esquema de segurança
+ Del Potro quer Lopez como adversário no primeiro dia
+ Como torcedor e amante do tênis, Nadal espera espetáculo na final da Davis
+ Secretário de Esportes envia carta de incentivo a tenistas argentinos
+ Tenistas espanhóis percebem irregularidade na quadra da Davis

José Eduardo Aguiar

Publicado em 24 de Novembro de 2008 às 12:27


Notícias