Dinheiro
Criada em 2004, a "pré-temporada" que antecede o aberto americano mobiliza jogadores, patrocinadores e fãs.
US Open Series aumentou interesse do público |
Além de preparar os atletas para o Aberto dos Estados Unidos, a mini-temporada de tênis que antecede o torneio serve para alimentar a saúde financeira dos organizadores do mais rico dos Majors.
Uma iniciativa da Associação de Tênis do Estados Unidos (USTA), o US Open Series, que acontece desde 2004, tem conseguido aumentar substancialmente a procura do público local pelo esporte. Antes restrito às duas semanas do Grand Slam, o interesse agora se estende por um mês e meio.
Além de aumentar a audiência, que dobrou desde 2004, as "séries" adicionaram torcedores aos eventos, ao mesmo tempo que novas parcerias comerciais foram proporcionadas.
Ao longo do verão norte-americano, a televisão local dedicará mais de 200 horas ao tênis. A mobilização, porém, não se restringe ao universo comercial dos patrocinadores e da televisão. Nesse período o circuito, feminino e masculino, voltará suas atenções para os Estados Unidos. Mais de 200 dos melhores jogadores competirão pelos $30 milhões oferecidos nas competições.
Além do dinheiro distribuído nos eventos, o US Open Series oferecerá mais $2.6 milhões em bônus para os três melhores tenistas (no masculino e no feminino), somadas todas a competições.
"Eu joguei talvez o melhor tênis da minha vida durantes as séries, e acredito que o evento seja um grande preparativo para o US Open, tanto para os jogadores quanto para o público", afirma Kim Clijsters, que recebeu o maior cheque da história do tênis feminino ($2.2 milhões), ao vencer, em 2005, o aberto americano e as séries.
Talvez não seja casual a escolha da belga de voltar ao circuito justo nesta época do ano.
Mais notícias sobre o mundo do tênis...
+ Ivanovic é destaque na mais tradicional das revistas de moda
+ "Isto me ajuda a crer novamente no meu tênis", afirma Monaco
+ "Tenho uma vantagem sobre Federer", afirma Nadal
+ Em recuperação, Nadal disputa torneio de golfe
+ Brasileiro Cris Kypriotis é eleito entre os 12 diretores principais da ITF
+Murray recebeu crianças com câncer durante participação em Wimbledon
ESPECIAL:Ele é o cara!- Roger Federer venceu seu 14o Grand Slam no mais improvável cenário, Roland Garros, e, definitivamente, reescreveu a história do esporte (Confira!)
Publicado em 21 de Julho de 2009 às 07:13