Comprometimento

Tsonga diz não entender ausências de Federer e Del Potro na Copa Davis e exalta torneio: "é o mais importante"

Francês está escalado como titular contra a Argentina no fim de semana em Buenos Aires e revela que sentimento de defender o país é incrível


Marcello Zambrana/Inovafoto
Tsonga valoriza a Copa Davis como uma das prioridades de sua carreira
A Copa Davis é uma competição diferente de qualquer outra no circuito mundial do tênis por inúmeras razões. A principal é o fato de o jogador atuar pelo país e não por ele mesmo, como está acostumado ao longo do ano. A torcida também tem um peso considerável nesse tipo de competição já que os donos da casa podem incendiar os fãs e fazê-los com que os empurrem na série em um final de semana.

Dessa forma, alguns jogadores ficam marcados por esse tipo de competição - David Nalbandian é um exemplo para a Argentina, Fernando Meligeni era um guerreiro quando defendia as cores do Brasil, Radek Stepanek, Mikhail Youzhny e Viktor Troicki viraram heróis de República Tcheca, Rússia e Sérvia, respectivamente, ao vencerem os pontos que definiram as taças para suas nações.

No entanto, existem alguns tenistas, hoje em dia, que insistem em priorizar seu calendário individual ou tem outras ambições na carreira como acontece com o suíço Roger Federer e o argentino Juan Martin Del Potro. Os dois não jogaram as eliminatórias em fevereiro e Del Potro não vai defender novamente o país contra a França a partir de sexta-feira em Buenos Aires.

Ron C Angle (TPL)
Francês não entende o porquê de Federer (foto) e Del Potro não priorizarem a Davis nos seus planos
Número 1 da França, Jo-Wilfried Tsonga comentou sobre a opção de Federer e Del Potro não jogarem a competição entre seleções e admitiu estar surpreso com tais ausências. "Jogo [Copa Davis] desde quando era pequeno e vivi grandes momentos. Nesse sentido, a Copa Davis é incrível. É um torneio em que represento a França, o país que me fez quem sou hoje, é uma forma de devolver o que recebi", declarou em entrevista ao diário La Nación.

"Sim, me surpreende [ausências de Federer e Del Potro], porque sempre entendi que essa competição, que é quase tão antiga quanto o tênis, é para mim, a mais importante do que outros torneios que não têm tanta história", emendou o principal tenista do time de Arnaud Clement, que ainda conta com Richard Gasquet, Julien Benneteau e Michael Llodra.

Nesse final de semana, Tsonga, oitavo do ranking da ATP, enfrentará a Argentina pela primeira vez. Em 2010, quando os europeus levaram a melhor por 5 a 0 nas quartas de final em Lyon, o tenista de Le Mans não disputou a série por conta de uma lesão.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+Federer defende título em Madri com chave fortíssima na companhia de Nadal Djokovic

Tcheco Radek Stepanek se diz melhor do pescoço após cirurgia e vai jogar as quartas daCopa Davis

+Djokovic exalta aprendizado durante era Federer/Nadal e revela segredo do sucesso: "o mental é o mais importante"

Djokovic pode ter Del Potro novamente pelo caminho em busca do tetra no Masters 1000 de Miami

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

+Djokovic revela que seu pai esteve próximo da morte e exalta força mental para superar doença

+Jornal sugere que Bernard Tomic estaria envolvido com gangue de motoqueiros na Austrália

+Djokovic admite ter visto jogos de Nadal no Brasil e avisa que pode vencê-lo em Roland Garros

+Djokovic faz parada "importante" antes de ir para Dubai e assiste a Milan e Barça na Champions League

ESPECIAL:Padrões de excelência- As 10 maiores temporadas masculinas da Era Aberta. A de Djokovic em 2011 está entre elas. (Não perca!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 3 de Abril de 2013 às 07:38


Notícias