Semana Guga Kuerten

Torneio de Guga anuncia novidades e passa a contar pontos para ranking juvenil

Catarinense organiza semana de tênis em Florianópolis e fará amistoso contra amigo Carlos Moyá, campeão também em Roland Garros


Divulgação
"O que eu quero é oferecer condições para que as crianças tenham mais oportunidades no tênis", diz Guga
Maior jogador da história do Brasil, Gustavo Kuerten, o Guga, oficializou, nesta segunda-feira, a realização da Semana Guga Kuerten pelo terceiro ano consecutivo. A grande novidade, além do já anunciado amistoso com o espanhol Carlos Moyá, é que os torneios juvenis contarão pontos para o ranking mundial da faixa etária. O evento será em Florianópolis, de 6 a 16 de outubro.

Na categoria 18 anos, a competição vale pontos para o ranking Junior da ITF (Federação Internacional de Tênis). Entre 14 e 16 anos, a competição vale pelo Circuito COSAT. Já entre os 12, também contará na classificação da entidade internacional. Outro destaque é o inédito Torneio de Cadeirantes, que tem como meta, além das competições, integrar e ensinar mais sobre o esporte para deficientes.

"O que eu quero é oferecer condições para que as crianças tenham mais oportunidades no tênis. Promover um torneio profissional de tenistas cadeirantes durante a semana vai servir como um exemplo magnífico para todos os juvenis. É esse o objetivo do nosso evento: disseminar valores reais", declarou o tricampeão de Roland Garros na apresentação oficial da SGK.

Ron C Angle (TPL)
Guga jogará amistoso com seu amigo Carlos Moyá, também ex-número 1 do mundo
O ex-número um do mundo também lembrou a história para explicar sua iniciativa. "A Semana Guga Kuerten foi a primeira atividade concreta que tivemos no tênis depois da minha despedida no circuito profissional. Eu preciso de desafios como esse porque o tênis ainda pulsa e é muito forte em mim. Eu preciso fazer atividades que me relacionem com esse esporte, tanto que, depois de dois anos de Semana Guga Kuerten, já identificamos jogadores que vão fazer parte da equipe de alto rendimento do Projeto Olímpico Rio Tênis 2016", completou.

Outra estratégia de Guga para despertar a paixão por este esporte nos jovens brasileiros é trazer o jogo contra Moyá para perto dos jovens. O espanhol foi o primeiro jogador do país a liderar o ranking da ATP e também venceu no saibro de Roland Garros (1998). "Ele é fantástico tanto como atleta quanto como pessoa. Acho que a participação dele está alinhada com o conceito da própria Semana Guga Kuerten", disse.

Para concluir, Guga frisou que não encara o jogo com o espanhol como uma revanche de seu ex-rival, que foi superado no Torneio de Mallorca, sua terra natal, em 1998. "Só espero que ele não queira me derrotar em casa, para vingar a minha vitória em Mallorca. Já estou treinando e posso adiantar que estou preparando algumas surpresas especialmente para o Moyá", brincou o catarinense.

Mais notícias sobre Gustavo Kuerten...

Artista das quadras, Guga participa de mutirão e pinta escola pública em Florianópolis

Referência no tênis, Guga revela ser admirador de Djokovic e prevê longa hegemonia do sérvio

"Pelé" do tênis brasileiro, Guga compara Bellucci a Neymar e vê um bom futuro para a modalidade no país

Em bate-papo com revista, Guga nega seguir carreira política e sonha com filho

Via TwitterGuga e Meligeni anunciam partida de exibição

ESPECIAL: protagonista narra sua história - Em comemoração aos 10 anos do tricampeonato de Gustavo Kuerten em Roland Garros, a Revista TÊNIS preparou um especial com relatos da conquista e depoimentos exclusivos do tenista que mudou a maneira de se jogar no saibro, sendo intitulado de "Picasso das quadras"   (Confira!)

Da redação

Publicado em 8 de Agosto de 2011 às 18:45


Notícias