Por Cima

Tio de Nadal revela luta do sobrinho e dúvidas sobre volta: "pensou que nunca mais venceria um Masters 1000"

Espanhol surpreendeu mais céticos com troféu em Indian Wells após vitórias sobre Federer, Berdych e Del Potro e ganhou elogios de Toni Nadal


BNP Paribas Open/Billie Weiss
Desempenho de Rafael Nadal em Indian Wells surpreendeu tio Toni
Foram sete meses parado por causa de um problema crônico no joelho esquerdo. Nesse período, Rafael Nadal perdeu competições importantes como as Olimpíadas de Londres, o US Open, o ATP Finals, a Copa Davis e o Australian Open, além de ter visto seu compatriota David Ferrer o superar e tirá-lo do top 4 da ATP.

Diante de tantos reveses, é normal que muitos duvidassem do retorno do espanhol ao circuito. Na última terça-feira, o tio e técnico de Rafa, Toni Nadal, declarou que eles também não sabiam se voltariam aos momentos de glória no esporte. No entanto, ao ver o pupilo vencer três torneios seguidos, incluindo o Masters 1000 de Indian Wells com vitórias diante de Federer, Berdych e Del Potro (veja os melhores momentos da final mais abaixo!), o mentor ficou surpreso com tamanha capacidade de recuperação do seu jogador.

"Tivemos dúvidas. Acho que somos as pessoas que mais têm dúvidas nesta vida. Tenho dúvidas quando tudo vai bem e também quando as coisas vão muito mal. Pensei que não voltaríamos a levantar uma taça deste nível [Masters 1000] nunca mais. Então estou muito contente pela vitória", contou Toni em entrevista à rádio espanhola SER.

"Não sabíamos se ele iria a Indian Wells, então foi uma surpresa. O joelho teve um bom desempenho, o permitiu correr. Tudo isso junto nos deu uma grande surpresa. Principalmente a conquista do título", complementou o técnico. Antes de Indian Wells, muitos meios de comunicação bancavam a informação de que o espanhol não jogaria no piso duro para se preparar melhor à temporada de saibro, porém Nadal calou a todos.

Mas Toni tratou de enfatizar todos os momentos difíceis nesse longo tempo afastado das competições. Segundo o tio de Nadal, a perseverança e a força mental do sobrinho foram os principais alicerces para a crença de que poderia retornar aos melhores dias no tênis.

"Por falta de sorte não conseguimos ir à Austrália. Então é normal que um jovem como Rafa fique impaciente. A vida nos impôs uma prova realmente dura. Ele estava há sete meses fora de competições, cheio de dúvidas, sem luz. Parecia que não sairia da lesão, a situação estava muito feia. A recuperação não chegava e ficava mais distante o retorno às quadras. Nesses momentos tínhamos dúvidas de tudo. Mas, no final, valeu a pena. A vitória [em Indian Wells] é uma recompensa ao sofrimento destes meses", concluiu o treinador.

Em apenas um mês, Nadal venceu três competições - Brasil Open, ATP 500 de Acapulco e Indian Wells - e foi vice do ATP 250 de Viña Del Mar. O jogador de 26 anos optou por não atuar essa semana em Miami a fim de aprimorar a parte física para a gira europeia do saibro, que começa em abril com o Masters 1000 de Monte Carlo.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Tio de Nadal exalta superação do sobrinho e aprova que Rafa siga mais agressivo em quadra

+Rafael Nadal vibra com alto nível de jogo e se diz surpreso por bater três top 10 em Indian Wells

+Nadal voltará à América do Sul em novembro para duas exibições na Argentina contraNalbandian

+Rafael Nadal se diz mais seguro com o joelho e confirma presença no Masters 1000 de Indian Wells

Nadal cutuca jornal espanhol e reafirma que não abriu mão de jogar em Indian Wells e Miami 

Nadal nega ser mais agressivo após lesão no joelho: "sou o que sou com meu estilo"

+Nadal pede divulgação dos testes antidoping após escândalo com Armstrong: "temos que limpar a imagem do esporte"

Confiante, Nadal crê em nova ascensão ao topo do tênis: "voltarei a ser como antes"

+Murray crê que Nadal estará vulnerável nos primeiros eventos de seu retorno ao circuito

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 20 de Março de 2013 às 08:28


Notícias