Rigoroso

Tio de Nadal defende postura rígida com pupilo: "É preciso quando se trata de um campeão"

Toni Nadal negou que sobrinho baseie seu jogo apenas na parte física e citou a questão mental, ponte forte do jogo de Rafa segundo o treinador


Ron C Angle (TPL)
Para Toni, Nadal não baseia seu jogo só no físico e apontou o mental como primordial no tênis
Muitos leigos em relação ao tênis podem ver a ascensão de Rafael Nadal ao topo do tênis unicamente pela sua excepcional condição física e nada mais. Mas será que para um jogador de tênis, exposto a um rigoroso circuito e sujeito a sofrer diversas lesões, pode sobreviver entre os melhores apenas com seu físico? O tio e técnico do espanhol, Toni nega e diz que Rafa tem muito mais do que isso.

O treinador afirmou que, para um atleta top, não há como se sustentar no melhor de seu nível apenas baseando o jogo em um aspecto. "À medida que o tempo foi passando, sua condição técnica [de Nadal] melhorou consideravelmente. Não é tão plástico quanto Federer? Claramente. Mas não se pode achar que se baseia no físico. Isso não faz tanto sentido", analisou.

Toni aproveitou para opinar sobre o que considera essencial para um jogador ser "perfeito" em quadra e mencionou dois rivais conhecidos de Rafa no circuito.  "O tenista perfeito teria a coordenação e facilidade de golpear de Federer, a tática e sacrifício de Djokovic e a parte mental de Rafael", comentou.

Quando a questão é ser um campeão como acontece com Nadal, o papel do técnico é muito mais importante nessas ocasiões. Por isso, Toni confirma que sempre procura ser o mais rigoroso possível com o pupilo para que continue a evoluir no esporte.

Ron C Angle (TPL)
Tio de Nadal afirmou que sobrinho chegou ao topo do tênis por ser disciplinado
"Fui duro com Rafael porque ele é meu sobrinho. Com outros jogadores não fui tão rigoroso. É necessário ser exigente ao máximo para estar entre os melhores, chegar cada vez mais alto e não se conformar nunca. Gosto de treinar o que é necessário, mas sempre dei muita importância a falar e motivar, não só para jogos, mas também para continuar progredindo. É fundamental que nunca esteja satisfeito com o que foi feito."

Segundo Toni, a disciplina é algo essencial para o sucesso de um jogador e a parte mental é o que mais destaca Nadal dos demais atletas. "Nadal jamais jogou uma raquete no chão. Primeiro, porque seria um prejuízo econômico. Segundo, porque isso significa se curvar diante das adversidades e isso nunca foi permitido para ele", revelou.

Para concluir, Toni explicou a recente dificuldade do sobrinho em seus jogos nessa reta final da temporada. Para o treinador, o saque de Nadal não teve o efeito esperado por ambos muito mais pela coordenação do atleta, que assim como Carlos Moyá, também ex-número 1 do mundo e amigo de Nadal, é ambidestro.

"Ele tem dificuldade com o saque por ser destro e jogar com a esquerda. Para ele, a coordenação é difícil e, por isso, fica complicado manter a regularidade no serviço. Quanto às lesões, só resta a ele se adaptar e saber lidar com as dores", encerrou.

 

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Confiante, Nadal diz que mobilização dos atletas será decisiva para mudanças no calendário

Em casa, Nadal se diverte no golfe ao lado de Sergio Garcia e Boris Becker

Nadal trabalha físico para reta final do ano e coloca ATP Finals como prioridade

Insatisfeito, Nadal reclama de impostos britânicos: "Está ficando complicado jogar em Londres"

Tio de Nadal afirma que pupilo vem tropeçando em Djokovic por conta do nervosismo


ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)



Da redação

Publicado em 28 de Outubro de 2011 às 08:20


Notícias