Era um especialista em grama

Thiago Monteiro vence qualifier australiano em partida bastante equilibrada

Brasileiro enfrentará russo Karen Khachanov, cabeça de chave número 30, na segunda rodada


Apesar de estar 110 posições (100º contra 210º) à frente de seu adversário no ranking mundial, Thiago Monteiro entrou na quadra 16 do All England Club sem tanto favoritismo em sua partida de estreia no Major inglês. Com pouca familiaridade na grama, o cearense enfrentaria um especialista em quadras rápidas, o australiano Andrew Whittington. 
 
O primeiro set foi de total equilíbrio. Muitas vantagens e igualdades nos games, e Thiago Monteiro salvando breakpoints em praticamente todos os seus serviços. Foram cinco antes de Whittington finalmente quebrar o saque do rival no nono game. No décimo, o qualifier australiano sacou e fechou a parcial em 6-4, sem ceder ponto no game. 
 
A tática de Thiago Monteiro de buscar o recurso do slice no backhand para baixar ainda mais a bola começou a surtir efeito a partir do segundo set. O serviço do brasileiro melhorou demais também, com Whittington fazendo apenas dois pontos nos cinco serviços do brasileiro na parcial. Por outro lado, Monteiro conquistou a quebra no sexto game, no único breakpoint que teve na série. Dessa forma, o cearense fechou em 6-3 o segundo set, igualando as ações.
 
O terceiro set foi dos sacadores. Mais uma vez o brasileiro não cedeu breakpoints a Whittington, que por sua vez teve que salvar um breakpoint no nono game e três no décimo-primeiro game. Thiago não conseguiu a quebra, mas sacou para igualar a parcial em 6-6 e a sorte da série foi para o tiebreak. No game de desempate, o brasileiro teve mais tranquilidade e se valeu de dois minibreaks, contra apenas um do aussie, fechando o game em 7-4 e dando grande passo para o triunfo. 
 
No quarto set e em desvantagem, Andrew Whittington buscou ser mais agressivo e conseguiu uma quebra no terceiro game. Thiago Monteiro devolveu a gentileza no oitavo game e sem perder nenhum ponto, quebrando a zero o serviço do oponente. Com muita pressão, o australiano sacou em 4-5 e lutou contra três matchpoints, salvando todos. Depois de mais uma confirmação de cada lado, o quarto set também teria sua sorte definida no tiebreak.  
 
O brasileiro uma vez mais foi bem em seu serviço, não cedendo minibreaks ao rival, e buscou a vantagem logo no 2-1. Com isso, o cearense sacou em 6-5 para fechar o set e o jogo. Monteiro, assim como sua namorada Bia Haddad Maia, está na segunda rodada de Wimbledon. O próximo adversário do canhoto será o russo Karen Khachanov, trigésimo pré-classificado, e que hoje derrotou seu compatriota Andrey Kuznetsov em um duríssimo duelo de cinco sets (7-6(4),2-6,6-3,1-6,6-2).
Por Rodrigo Soares

Publicado em 3 de Julho de 2017 às 16:45


Notícias