Determinado

Soderling se diz preparado para quebrar hegemonia de Nadal e Federer

Vice-campeão de Roland Garros acredita que pode desbancar os líderes do tênis e vai procurar jogar bem nos principais torneios do calendário em 2011


Divulgação
Sueco afirmou que acredita que há jogadores no circuito que têm condição de desbancar Federer e Nadal
Principal favorito na disputa do ATP 250 de Brisbane, o sueco Robin Soderling não quer ser apenas mais um coadjuvante às sombras de Rafael Nadal e Roger Federer em 2011 e garante que está pronto para brigar de igual para igual contra os melhores do mundo. Atual quinto colocado do ranking mundial, o europeu afirmou que está muito bem preparado para derrubar a hegemonia da "dupla dinâmica" nos principais eventos do calendário do tênis.

Orientado pelo novo técnico, o italiano Claudio Pistolesi, Soderling se considera um dos jogadores que podem quebrar a liderança de Nadal e Federer no circuito e enfatiza que há vários jogadores que têm condições de desbancarem os dois gênios na atualidade. "Eu nunca senti que a distância era tão grande (entre Nadal, Federer e o resto)", declarou o sueco, que bateu os dois líderes do ranking em sua rota durante as edições de 2009 e 2010 de Roland Garros. "Há vários outros bons jogadores e acredito que existam 10 ou 15 atletas que possam ganhar os grandes eventos como os Grand Slams também. É claro que Roger e Rafa sempre serão os favoritos em qualquer torneio que jogarem, mas acho que há muitos jogadores que têm condições de ganhar deles", comentou Soderling.

Divulgação
Algos de Nadal em Roland Garros de 2009, Soderling sucumbiu diante do espanhol na final de 2010

Prestes a disputar o primeiro Grand Slam da temporada, o atleta natural de Tibro afirmou que seu principal objetivo em 2011 é jogar bem durante os eventos Masters 1000 e, é claro, obter sucesso nos quatro Majors do ano. Por isso, Soderling passou a trabalhar mais o caminho até a rede, o que considera ser uma grande arma nos grandes torneios. "Ainda sinto que posso melhorar e me tornar um jogador melhor. Se conseguir alcançar isso, tenho certeza que farei um bom ano. Durante a pré-temporada, tentei fazer algumas coisas, trabalhar em ser mais agressivo, chegando à rede um pouco mais, porque é muito importante para os eventos, principalmente em quadra rápida", concluiu o atual campeão do Masters 1000 de Paris.

Divulgação
Soderling é freguês de carteirinha de Federer; perdeu os 15 confrontos disputados até aqui com o suíço
Em Brisbane, o sueco já sabe quem terá pela frente na estreia do evento preparatório para o Aberto da Austrália. Ele encara o norte-americano Ryan Harrison, que passou o quali, na rodada noturna desta terça-feira. Em 2010, Soderling chegou até às quartas-de-final quando perdeu para o tcheco Radek Stepanek, atual vice-campeão do torneio. E para melhorar a situação, não tem grandes pontos a defender neste início de ano, já que caiu na segunda rodada no Major australiano na temporada passada.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Amigo de infância, Djokovic revela sobre Ivanovic: "Brincava de boneca com ela quando criança!"

+ Em longa jornada pela Ásia, Daniel espera 'pedreira' pela frente em Chennai

+ Murray confirma Corretja como técnico para primeira metade de 2011

Wozniacki aproveita prestígio e assina contrato com empresa aérea turca

+ Em ano dos sonhos, Nadal é considerado Personalidade Esportiva pela BBC

ESPECIAL:O estraga festas - Robin Soderling sempre teve jogo, mas precisou de sete anos para aprender a usá-lo. Poderá o sueco, às vezes mal humorado, conquistar os fãs?  (Confira!)

Da redação

Publicado em 3 de Janeiro de 2011 às 13:40


Notícias