Referência

Site da WTA destaca trajetória de Teliana Pereira - da infância pobre ao histórico top 100

Jogadora de 25 anos relembra vida no sertão de Pernambuco e conta como se mudou para a Curitiba com a família, iniciando seus passos no tênis


Curitiba (Brasil) - O ano de 2013 foi realmente inesquecível para Teliana Pereira e, consequentemente, para o tênis brasileiro. A pernambucana se tornou a primeira brasileira a se classificar para a semifinal de um WTA (em Bogotá, no mês de fevereiro), algo que nossas jogadoras não conseguiam desde 1990, e, com o sucesso em torneios ITFs, conseguiu passagem para o top 100 – sua melhor marca aconteceu há duas semanas, com o 88o lugar.

Teliana quebrou dois tabus para o tênis feminino do Brasil em 2013 - top 100 e semifinal de um WTA

Parece que o céu é o verdadeiro limite para a número 1 do Brasil e sua trajetória comoveu o site oficial da WTA, que publicou nessa quarta-feira uma matéria especial à Teliana, destacando desde o começo humilde até o sucesso que vem fazendo em 2013. “Nasci em uma cidadezinha, onde a vida é muito complicada. Há muita pobreza por lá e é difícil conseguir uma educação adequada”, disse a tenista de 25 anos, que nasceu em Santana do Ipanema, no sertão de Alagoas, mas logo viveu boa parte dos primeiros anos em Barra da Tapera, em Pernambuco.

Confira o perfil de Teliana Pereira, feito por nossa equipe!

Logo quando era criança, Teliana e a família mudaram-se para Curitiba, já que o pai da tenista, seu José, trabalharia em uma academia de tênis na capital paranaense. “Então meu pai foi para Curitiba, uma cidade bem maior, e encontrou um bom emprego. Ele começou a trabalhar numa academia de tênis, e minha família inteira mudou-se para lá. Eu ia para a academia a fim de ajudar meu pai, e meus irmãos começaram a jogar tênis, então eu também entrei na onda e comecei a jogar”, relembra. 

Teliana espera que 2014 seja muito melhor para o tênis feminino do Brasil

Entre 2006 e 2012, Teliana conquistou um total de 16 títulos de torneios ITFs (com premiação menor do que os tradicionais WTAs), mas 2013 reservou grandes façanhas. Em Bogotá, no começo do ano, a pernambucana passou o qualifying e, surpreendentemente, chegou à semifinal da chave, batendo grandes jogadoras do top 100.

Confira a trajetória de Teliana em 2013 que culminou com o top 100 do ranking!

“Após a semifinal, acredito que as pessoas no Brasil começaram a olhar mais para o tênis feminino”, crê a jogadora. “Recentemente só o tênis masculino tinha a atenção por aqui, mas começaram a me colocar mais na mídia depois desses resultados, e depois também porque entrei no top 100, algo que uma tenista brasileira não conseguia havia 23 anos. Toda essa atenção me pressionou bastante, mas eu gosto disso, porque trabalhei muito duro e consegui superar um período muito complicado da minha carreira quando fiquei dois anos cuidando de uma lesão no joelho e consegui voltar. Estou muito feliz agora, porque as coisas realmente estão acontecendo comigo”, emenda Teliana.

Agora que 2013 está chegando ao fim, o que a brasileira espera para a próxima temporada? “No começo do ano, eu disse que queria terminar a temporada no top 100, e planejamos um bom calendário, e me sinto muito bem onde estou agora. Estou vencendo muitos jogos nessa rota e sinto que posso alcançar muito mais. É também muito bom para o Brasil – agora as meninas veem que podem jogar um bom tênis também, e agora teremos mais torneios no País, o que é muito bom, porque precisamos! Espero que 2014 seja um ano muito melhor para o tênis brasileiro feminino”, encerra a atual 92a do ranking, que ainda disputa um Challenger na Costa do Sauípe em dezembro e, depois, jogará na Oceania no início de 2014 – WTAs de Brisbane, Hobart e Australian Open.

Da redação

Publicado em 30 de Outubro de 2013 às 15:10


Notícias Teliana Pereira WTA site destaque top 100 ranking infância pobreza Curitiba WTA