Objetivo

Sem confiança, Nadal admite não ter superado queda no ano e quer ser menos previsível em 2012

Autocrítico ao fazer balanço da temporada, espanhol deseja voltar com intensidade e superação mental, suas grandes armas no circuito


Divulgação/Facebook
Nadal está treinando forte para 2012 e espera ter de volta intensidade mental, uma arma importante de seu jogo
Às vésperas de começar a nova temporada, Rafael Nadal ainda não esquece do que passou em 2011, ano em que perdeu a liderança para o sérvio Novak Djokovic e saiu-se derrotado em todas as seis partidas entre ambos. Dessa forma, foram várias as entrevistas do espanhol para a imprensa, dizendo que a temporada não foi das melhores no sentido de que "perdeu um pouco a intensidade mental", uma de suas grandes armas no circuito.

No último final de semana, o veículo da vez a ouvir a autocrítica do número 2 do mundo foi o diário espanhol El País. "Sem tanta fé e concentração como tinha no início da carreira", Rafa também cobrou ser "menos previsível" dentro da quadra, um dos pontos principais que precisam ser melhorados para 2012.

Sobre o retrospecto nulo contra Djokovic, Nadal reconheceu que faltou "dar um pouco mais de si" nos jogos contra o sérvio e elegeu a derrota na final do Masters 1000 de Roma, em maio, como a mais dolorida, pelas chances dadas ao rival. No entanto, o espanhol "aceitou bem" as derrotas e voltou a lutar, mesmo sendo batido por Nole em duas decisões de Grand Slam (Wimbledon e US Open).

Ron C Angle (TPL)
Em entrevista ao diário El País, Rafa admitiu que ainda não superou queda de rendimento em 2011
O ex-número 1 do mundo comentou também sobre o suíço Roger Federer, que por muitos anos foi seu grande adversário no circuito. Nadal elogiou o final de ano do vencedor de 16 Grand Slams, destacando sua força mental e, principalmente, a capacidade de se manter no esporte jogando em um "nível brilhante e completo".

Em um 2011 contestado por muitos (inclusive por ele mesmo), Nadal conquistou "apenas" três torneios, com destaque para o hexa no saibro de Roland Garros. Em dezembro, ajudou seu país a conquistar o quinto título na Copa Davis e, desde então, tem intensificado os treinos para a disputa dos eventos em quadra dura da Oceania. Seu maior desafio para o início do ano é o Australian Open, que será realizado a partir de 16 de janeiro.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+ Nadal e tio vendem ações do Mallorca a acionista após críticas contra time espanhol

Nadal revela divergências com Federer no Conselho da ATP e se diz a favor de ranking de dois anos

Nadal aponta falha mental em 2011, mas descarta mudanças: "Um psicólogo não vai ajudar"

Nadal planeja se casar em 2012, aposta imprensa espanhola

Nadal minimiza ranking e diz que voltar ao número 1 não será prioridade para 2012

ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)

Da redação

Publicado em 26 de Dezembro de 2011 às 08:48


Notícias