Roland Garros

Roland Garros: Triunfo de Wawrinka sobre Murray e primeiras impressões da nova Chatrier

O primeiro dia do torneio mais charmoso do circuito foi marcado pelas difíceis condições de jogo em Paris


Crédito: Corinne Dubreuil/FFT

O primeiro dia de Roland Garros 2020 revelou muito do que veremos nas próximas duas semanas em Paris. Com quadras reformadas, um novo estádio, iluminação e jogos durante o outono parisiense, o Grand Slam mais charmoso do circuito promete muitas surpresas para os expectadores e muitas dificuldades para os tenistas.

No principal duelo do dia, Stan Wawrinka levou a melhor contra Andy Murray. O suíço, campeão de 2015, mostrou mais ritmo, intensidade e precisão. O jogo não foi nem um pouco parecido com o último duelo entre eles em Paris, na semifinal de 2017, onde foi decidido no quinto set.

Na partida deste domingo, na nova e moderna quadra Philippe-Chatrier, Wawrinka dominou do começo ao fim e mostrou que pode ir longe em Roland Garros. Na segunda rodada, enfrentará o jovem alemão Dominik Koepfer, que vem embalado com boas campanhas em Roma e Hamburgo. Stan pode encarar Auger-Aliassime na R3 e depois Thiem nas oitavas.

Na chave masculina, uma grande surpresa foi a vitória do jovem italiano Jannik Sinner, que eliminou o favorito e cabeça de chave 11 David Goffin. Em possível duelo de oitavas, Sinner poderá enfrentar Alexander Sascha Zverev. O alemão recém vice-campeão do US Open começou jogando mal e depois se recuperou para vencer o austríaco Dennis Novak em sets diretos na quadra Philippe-Chatrier.

Jovem italiano Jannik Sinner na Philippe-Chatrier. Crédito: Corinne Dubreuil/FFT

Kei Nishikori voltou às vitórias e se vencer mais um jogo, poderá encontrar Rafael Nadal em uma eventual terceira rodada. Duas quedas precoces neste domingo foram de Borna Coric e Alex De Minaur. O croata caiu para o eslovaco Norbert Gombos e o australiano perdeu para o italiano Marco Cecchinato, que ainda deu um 'pneu' no terceiro set contra o pupilo de Hewitt.

Aniversariante do dia, Simona Halep não teve dificuldades para vencer a espanhola Sara Sorribes Tormo e mostrou que vai muito firme em busca do bicampeonato na capital francesa. Uma surpresa foi o triunfo da jovem norte-americana Cori Gauff, que em sua primeira partida de chave principal em Roland Garros, despachou a favorita cabeça 9 Johanna Konta.

Favorita da casa, Caroline Garcia sofreu um pouco para fechar o jogo na Philippe-Chatrier contra Kontaveit, mas venceu e pode encarar a perigosa Mertens em provável duelo de terceira rodada. Victoria Azarenka reclamou das condições de frio e forte garoa, mas saiu vencedora de seu duelo de estreia. Na segunda rodada, vai encarar a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, que eliminou a veterana Venus Williams.

Opinião

Estive in loco na edição de 2017 de Roland Garros e realmente as mudanças no complexo são impressionantes. A reformada Philippe-Chatrier impressiona com o teto retrátil, iluminação e também com a acústica. Ainda não vi imagens do interior do estádio, mas sem dúvidas foram realizadas grandes melhorias nas instalações.

Além da quadra central, as outras quadras também contarão com iluminação para o final do dia, onde escurece mais cedo nesta época do ano. Achei positiva essa melhoria. O clima frio de outono vai ser um desafio para alguns tenistas. Além das condições climáticas, a nova bola de Roland Garros está sendo muito criticada. O britânico Daniel Evans chegou a dizer que não daria essas bolas nem para seu cachorro. Uma bola nova sempre gera polêmica em grandes torneios. Seria como trocar a bola de Wimbledon (acredito que também geraria muitas críticas). No Australian Open isso aconteceu recentemente e nenhum tenista reclamou das bolas novas.

Rafael Nadal comentou que serão as condições mais difíceis de todas as edições que participou, mas vai encarar essas dificuldades de olho em mais um título. Rafa sempre otimista e concentrado em seus objetivos. Impressiona o nível de seu profissionalismo.

Diego Schwartzman afirmou neste domingo que esse tipo de condição lenta e com bolas pesadas favorece seu estilo de jogo. El Peque vem muito confiante após o vice-campeonato de Roma e de uma grande vitória contra Rafael Nadal nas quartas.

Tudo indica que teremos muitas surpresas, zebras, reclamações e sem dúvida grandes batalhas no saibro. RG está só começando!

por Vinicius Araujo

Publicado em 27 de Setembro de 2020 às 22:17


Notícias Roland Garros Roland Garros 2020 Paris Grand Slam