Agora vai?

Robin Soderling treina e site italiano aponta retorno do sueco após quase 2 anos longe do circuito

Tenista não atua desde julho de 2011 por mononucleose e revela que se acostumou com a ideia de ser impossível retomar sua carreira profissional


O drama do sueco Robin Soderling em seguir fora do tênis pode estar próximo do fim. Afastado do circuito desde julho de 2011 devido a uma mononucleose, o ex-top 4 vem treinando regularmente nos últimos dois meses e, segundo o website italiano Quotidiano, ele, hoje com 28 anos, considera a hipótese de retomar a carreira na ATP.

Ron C Angle (TPL)
Soderling foi o único jogador a bater Rafael Nadal em Roland Garros, torneio onde foi vice-campeão em duas vezes
"De forma geral, me sinto melhor, mas não tenho o desespero de voltar o mais rápido possível. Vou tentar, é claro, mas ao longo de todo esse período aprendi a conviver com a ideia de que pode não ser possível retomar minha carreira. Independente do que me aconteça, pelo menos terei a certeza de que tentei tudo o que podia", revelou Soderling.

O sueco conquistou 10 títulos em sua carreira, entre eles o Masters 1000 de Paris de 2010, e chegou a duas finais no saibro de Roland Garros. Foi no Grand Slam francês que Soderling anotou uma das maiores vitórias de sua trajetória ao bater o até então invicto Rafael Nadal no torneio em 2009. Até hoje, foi a única derrota de Rafa em Roland Garros nas suas oito participações.

Após vencer o ATP 250 de Bastad, em seu país, Soderling parou por tempo indeterminado com o intuito de tratar da doença que já afetou Roger Federer, Radek Stepanek e Andy Roddick. A mononucleose influencia na queda de rendimento do atleta ao longo dos treinos e jogos e Soderling já reclamava, na época, de falta de energia nos torneios.

Se aprendeu a priorizar outras atividades nesse período de um ano e meio, Soderling pôde ficar mais perto da filha, que o trouxe outra perspectiva. "Pela primeira vez não estou mais no primeiro plano. É uma sensação estranha, mas, ao mesmo tempo, muito agradável. Nunca tinha pensado em outra coisa além de tênis, exercícios, resultados", revelou o sueco, que também disputou o ATP Finals em 2009 e 2010.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+Federer defende título em Madri com chave fortíssima na companhia de Nadal Djokovic

Tcheco Radek Stepanek se diz melhor do pescoço após cirurgia e vai jogar as quartas daCopa Davis

+Djokovic exalta aprendizado durante era Federer/Nadal e revela segredo do sucesso: "o mental é o mais importante"

Djokovic pode ter Del Potro novamente pelo caminho em busca do tetra no Masters 1000 de Miami

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

+Djokovic revela que seu pai esteve próximo da morte e exalta força mental para superar doença

+Jornal sugere que Bernard Tomic estaria envolvido com gangue de motoqueiros na Austrália

+Djokovic admite ter visto jogos de Nadal no Brasil e avisa que pode vencê-lo em Roland Garros

+Djokovic faz parada "importante" antes de ir para Dubai e assiste a Milan e Barça na Champions League

ESPECIAL:O estraga festas - Robin Soderling sempre teve jogo, mas precisou de sete anos para aprender a usá-lo. Poderá o sueco, às vezes mal humorado, conquistar os fãs?  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 1 de Abril de 2013 às 12:51


Notícias